#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Alice's Adventures in Wonderland & Trough the Looking-Glass

25 de janeiro de 2011


Título: Alice's Adventures in Wonderland
Autor: Lewis Carroll
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Ano: 2004
Editora: Collector's Library
ISBN: 9781904633327
Número de páginas: 283

Iniciando o Desafio Literário de 2011, resolvi ler o clássico Alice no País das Maravilhas, tenho o exemplar em inglês a algum tempo em casa mas nunca dei prioridade, aproveitando o tema de Janeiro Literatura Infanto-Juvenil resolvi tirar ele da estante.
Neste livro temos a tradicional história de Alice no País ds Maravilhas e uma aventura adicional de Alice.

Sinopse:
Alice estava com sua irmã sentada no banco de um jardim, ficando extremamente entediada por não ter nada para fazer, chegou a espiar o livro que sua irmã estava lendo, mas não entendeu como era possível um livro sem figuras.
Quando de repente ela viu um coelho branco, e não era um coelho comum, pois ele usava um colete e Alice jurou escutar ele dizendo "Oh meu Deus! Oh meu Deus! Estou atrasado", mas só acreditou nisso quando o coelho tirou de seu colete um relógio para verificar as horas e então sair correndo.
Alice sem conseguir conter sua curiosidade saiu correndo atrás do coelho entrando em sua toca. Ao fazer isso Alice entrou no País das Maravilhas, um mundo completamente maluco, onde conheceu muitos seres mágicos, também bastante loucos e vivenciou muitas aventuras e charadas constantes, pois no País das Maravilhas ninguém fala diretamente o que deve ser dito e sim fazem com que Alice descubra suas respostas sozinha.

Na aventura segunda Alice esta reunida com suas gatinhas em sua sala fingindo estar em uma casa de vidro, onde todos os ambientes eram de vidro quando de repente ela se viu dentro da casa de vidro que estava imaginando e em meio a Reis e Rainhas e um mundo completamente diferente do País das Maravilhas, porém cheios de seres enigmáticos.

Aqui vamos conhecer animais falantes, gatos sorridentes, lagartas que fumam, baralhos que são soldados, insetos que falam com a mente e muitas outras criaturas jamais vistas no mundo real.

Personagem favorito:
O Gato risonho, ele sempre aparece em horas oportunas, para ele claro, e fala tudo o que pensa. Tem a habilidade de sorrir (o que já me faz simpatizar com ele) e de desaparecer e aparecer de acordo com a sua vontade, e não necessariamente ele deixa visível todas as partes do corpo, somente a que lhe é interessante mostrar.

Citação que me chamou a atenção:
"If everybody minded their own business", the Duchess said in a hoarse growl, "the world would go round a deal faster then it does."
Acho que todos deveriam seguir este conselho.

Sobre estrutura do livro:
A capa mostra Alice em um lugar apertado, que passa a impressão de ser a sala que ela vai após entrar na toca do coelho. E ela esta encarando o coelho que continua seu caminho correndo por estar atrasado.
As páginas lembram o material de páginas de Bíblia, porém a folha branca capta muito a luminosidade o que dificulta a leitura em determinados momentos.
É um livro muito leve e fácil de manusear.

Comentários:
Realmente ler este livro só confirmou que não gosto desta história, nunca gostei nem mesmo do desenho. Só comprei este livro ano passado, porque iria estrear o filme produzido pelo Tim Burton e resolvi ler a história, o que acabou acontecendo somente agora com o desafio. Mas analisando a escrita acho que para uma criança pode ser um pouco confuso as vezes, mesmo porque a própria personagem se sentia perdida durante as conversas. Mas é interessante para aguçar a criatividade das crianças, pois ela entra em um mundo cheio de personagens falantes e objetos inanimados que ganham vida.

4 comentários :

  1. Creio que muitas pessoas adquiriram o livro em razão da estreia do filme de Tim Burton. Creio que também explica o fato de ter sido um dos livros mais lidos no Desafio desse mês. Concordo com você, é um livro que prepare a mente para dar vazão à criatividade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vivi. Estou adorando este desafio ;-D

    ResponderExcluir
  3. Alice: amor e ódio. Já li diferentes opiniões aquino DL. É um livro que estimula um boa discussão. E isso é muito bom.
    Parabéns por suas colocações.
    Até o próximo desafio.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Re, concordo contigo. Este livro daria um ótimo debate, pois muitos amam e muitos detestam.
    Bem vinda ao blog.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, esta convidada(o) a retornar sempre que quiser.
Gosto muito de saber o que as pessoas acham de minhas resenhas e críticas então, por favor deixe seu comentário.
E pode ter certeza que seu comentário terá uma resposta minha, portanto fique ligada(o) ;-D.
Beijocas

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta