#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Entre o Amor e a Amizade

30 de março de 2011


Título Original: Entre o Amor e a Amizade
Gênero: Romance
Autor: Bianca Briones
Edição: 1
Ano: 2010
Editora: Lexia
ISBN: 9788563557353
Número de páginas: 256
Nota pessoal: 4

Depois de ler vários comentários de pessoas que adoraram o livro resolvi procurar a respeito. E quando li o primeiro capítulo e descobri que a protagonista do livro chamava-se Viviane eu decidi que precisava ler. Assim que a Bianca divulgou a venda pela Internet com cartão de crédito eu garanti o meu. Que inclusive veio carinhosamente autografado.

Sinopse:
Viviane após sofrer a perda de seu pai fica sem chão. Seu namorado, Cesar, não se preocupa com o que a namorada esta passando. Sua mãe se distanciou da filha e renegou a morte do marido. Seu irmão é quem busca lhe dar consolo neste momento difícil, mas sem muito sucesso. Então é intimada para uma festinha na cada de um amigo, e lá conhece Rafael. Juntos eles começam uma grande e intensa amizade. Rafael é presença constante na vida de Viviane e a ajuda a superar a pior fase de sua vida. A amizade deles cresce, e sentimentos diversos começam a aflorar e então, começa o questionamento de até que ponto sabemos quando é amor ou amizade.

Personagem favorito:
Resposta fácil de responder é o Rodrigo. Sou filha única CARENTE de um irmão e o Rodrigo é simplesmente o irmão dos meus sonhos. Tirando o final do livro, todas as demais passagens que me fizeram chorar foram entre ele e Viviane.
Segundo personagem favorito é o Lucas que é muito divertido e também queria um primo deste pra mim.

Citações que me chamaram a atenção:
"Ela precisava criar coragem para terminar, havia tempos que não tinham mais nada a ver um com o outro. A grande questão era que ela não sabia acabar com namoros e afins, nunca soube. Preferia que terminassem com ela. Dessa forma, o relacionamento seguia empurrando ao acaso havia um ano e alguns meses."
Fonte: página 13 primeira edição
Sou eu. Eu empurrei um relacionamento com a barriga por aproximadamente 2 longos anos por não conseguir terminar. Covardia pura, eu sei, mas é algo tão complicado, difícil de explicar.
"Neste momento, Zeus latiu. Ela sentou-se no chão para fazer carinho nele e surpreendeu-se quando Rafael sentou-se ao seu lado. Parecia confortável, como se eles se conhecessem havia tempos. Ele tinha um jeito extremamente casual e descontraído."
Fonte: página 26 primeira edição
Eu já tive dois Rafael na minha vida e quando li esta descrição não pude deixar de lembrar dos dois. Jeitão descolado, descontraído, super amigos, simpáticos ao extremo, aquele tipo que você conhece e não tem como não socializar e se encantar.
"-Sem graça... Não sei o que vestir. Preciso mesmo ir? - perguntou com desânimo - Daria tudo para ficar debaixo das cobertas lendo um bom livro."
Fonte: página 69 primeira edição
Mais uma vez, sou eu. Toda balada, festa e afins é o mesmo conflito interno, eu fico pensando em várias desculpas possíveis e incontestáveis para ficar em casa e não ter que fazer a linha na frente de ilustres desconhecidos neste mundo banalizado.
"- Tudo bem. Vamos com calma. Mas saiba que estou interessado. - ele falou sorrindo sedutoramente - Adoro isso em você. Essa sua timidez forte ao ponto de deixá-la vermelha."
Fonte: página 111 primeira edição
E de novo. Sou eu. Já cansei de ouvir comentários do gênero referente a minha timidez sempre presente.

Sobre a estrutura do livro:
O livro é fofo apesar de eu não gostar de capa com rostos de pessoas a foto é tão meiga que ficou bonita, mas confesso que preferia o labrador ahahaha.
Apesar de as páginas serem brancas não são cansativas, talvez por eu ter lido em ambiente fechado, geralmente sinto muito com páginas brancas quando leio sob o sol.
Os capítulos são bem divididos.
Quanto a narrativa é na terceira pessoa do jeito que gosto, mas as vezes parece que há uma confusão do narrador e algumas palavras soltas estão em primeira pessoa. Fora que o narrador as vezes chama os personagens pelo nome e outras pelo apelido. Mas nada relevante.

Crítica:
Este livro para mim foi um misto de emoções. Acho que se a Bianca me conhecesse talvez não teria feito um personagem que se assemelhasse tanto comigo, não apenas no nome.
Para começar me identifiquei com a Viviane em muitos momentos. Passei por muitas das situações vivenciadas por ela, algumas não tão idênticas, mas a grande maioria. Senti o livro intensamente e a relação dela com o Rodrigo mexeu demais comigo, pois eu teria hoje um irmão alguns meses mais novo do que eu e gostaria que meu irmão fosse como o Rodrigo, que para mim seria o irmão perfeito.
Tive a mesma história que a Viviane viveu com o Rafael, porém não foi com nenhum dos Rafael que passaram na minha vida, foi outro R. Mas o final foi beeeem diferente.
Chorei muito neste livro, ri muito com o Rodrigo e o Lucas. Foi muito gostoso de ler, levei apenas duas noites para desfrutá-lo. Tá na cara que SUPER RECOMENDO.

Se fosse um filme:
Viviane seria eu ahahah a loca. Rachel McAdams
Rafael com Tom Welling

Rodrigo com Ian Somerhalder

Lucas com Jared Padalecki

E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

12 comentários :

  1. hehehehehehe achei legal isso de tu "ilustrar" com rostos conhecidos as personagens do livro... a história não é do que me interesso, mas tua resenha me deixou curiosa :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Mi é uma leitura muito rapida e gostosa, ainda mais que é de uma nova autora nacional que é super fofa.

    Se tiver a oportunidade leia.

    Beijocas

    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Ah, em duas citações me vi presente também 'Haha. Na de empurrar um relacionamento com a barriga, só por não ter coragem de terminar e a da timidez, nossa sinceramente acho difícil uma pessoa mais tímida do que eu, ainda bem que a internet existe 'Haha. Fiquei bem animada com a sua resenha, afinal estou no Book tour desse livro e não vejo a hora de lê-lo.
    E adorei que o Ian Somerhalder faria parte do elenco, ele é tudo :x

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Aline tenho certeza de que vc vai adorar este livro, é muito fofo.
    O Rodrigo é muito tudooooo. Se fosse meu irmão eu não deixava se aproveitarem dele. ahahaha
    Realmente acho que vc é a pessoa mais tímida que conheço aahahaha

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Tentamos contato por e-mail referente ao "BookTour Selo Brasileiro", mas não obtivemos resposta ainda. Seu grupo está fechado e já foi iniciado.

    Por gentileza, verifique sua caixa postal. Caso não encontre nosso e-mail, verifique se está na caixa de spams (lixo eletrônico).

    Caso ainda não encontre, cadastre o selobrasileiro@gmail.com em seu bookadress e entre em contato conosco através deste e-mail o mais rápido possível.

    Aguardamos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha.
    Acho que não tem como não amar o Rodrigo, né? *_*
    Ele foi o personagem que me fez escrever o livro.
    Darei uma olhada nesses verbos aí que falou.
    O livro será revisado para a próxima edição, por um problema na editora, ele saiu sem revisão nessa. Só a minha, mas essa não conta. Estou acostumada demais com o que escrevo para poder fazer a revisão final.
    Já os nomes e apelidos, o narrador é assim mesmo. Ele é próximo demais dos personagens e isso é intencional. ^^
    Fico muito feliz por você ter se identificado tanto com o livro. Acho que não tem prazer maior para um autor.
    Aiii... Morri com seu elenco. *_*
    Já pensei na Rachel, algumas vezes, para ser a Vivi também e, quando penso no Rodrigo, não vejo outro a não ser o Ian. rs
    Estou bem feliz.
    Já estou escrevendo outro livro e bem adiantada, mas acho que esse ano ele não sairá porque precisarei ver editora e tudo o mais.

    Ah... Você já viu o blog da Vivi?
    http://atrasdoseusorriso.blogspot.com/

    Hoje postei um texto novo lá. Mais ou menos um mês depois do final do livro. =D

    Depois me conta o que achou.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Bianca que linda. Obrigada por comentar. ADOREI.

    Não vejo a hora de sair seu novo livro, já separa o meu ai.

    Eu já assinei o feed do blog da Vivi que adoro.

    Beijocas

    Vivi

    ResponderExcluir
  8. Sim, eu me interessei bastante pelo livro, principalmente esses três 'garotos' 'aushuashua
    #SAFADINHA
    *-*

    Sério agora, eu gostei dele, menos o fato de ser com as páginas brancas, que eu não curto :/

    Bjus.

    ps: olha o comentário da autora ai, que legal ;)

    ResponderExcluir
  9. Anaisa se tiver a oportunidade leia pq é lindo viu, eu amei. E os três garotos são DEMAIS ui ahahahahah.
    Ai vc viu que chic a autora comentando, ai fiquei tão feliz. :-D

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Me interessei bastante pelo livro, e também me identifiquei em algumas citações hahaha.

    ResponderExcluir
  11. Recomendo viu, eu adorei a história da minha xará.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha. Aprecio a temática presente no título. Sem contar, que é bom demais quando nos identificamos com o que lemos. Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, esta convidada(o) a retornar sempre que quiser.
Gosto muito de saber o que as pessoas acham de minhas resenhas e críticas então, por favor deixe seu comentário.
E pode ter certeza que seu comentário terá uma resposta minha, portanto fique ligada(o) ;-D.
Beijocas

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL