#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Silmarillion

28 de março de 2011

Título: The Silmarillion
Gênero: Obra Épica
Autor: J. R. R. Tolkien
Edição: 4
Ano: 2009
Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 9788578271268
Número de páginas: 460
Nota pessoal: abandonei

Mais uma obra de Tolkien que tem relação com a Trilogia de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e como estamos ainda em Março, mês de Obras Épicas, pensei.... Vou ler O Silmarilion, afinal o Tolkien é fantástico. Porém, todo mundo peca um dia.

Sinopse
O Silmarillion conta sobre o surgimento de tudo, da terra, do mar, das estrelas, do céu, das árvores, dos animais, dos homens, dos elfos, dos anões, de tudo o que conhecemos em O Hobbit e O Senhor dos Anéis. O livro foi publicado 4 anos após a morte de Tolkien, por isso é uma obra inacabada, obra esta trabalhada durante longos anos de sua vida. Seu filho, buscou juntar todas as anotações do pai e colocá-las em uma sequência lógica e de forma publicável.

Personagem favorito
Este livro tem tantos, mais tantos personagens, que o filho de Tolkien publicou inclusive as árvores genealógicas. Me perdi no meio de tanta gente e a história vai e volta tantas vezes que não tenho um personagem favorito, pois o livro trata os personagens de uma forma superficial se aprofundando somente nos líderes e nenhum deles me chamou a devida atenção.

Citações que me chamaram a atenção
"Fëanor então segurou sua mão em silêncio; mas Fingolfin disse: - Meio-irmão de sangue, irmão total serei no coração. Tu serás o líder, e eu te seguirei. Que nenhum ressentimento possa nos separar."
Fonte: página 84 quarta edição publicada em português
Achei uma frase de extrema humildade, coisa que falta nos seres humanos. Nos sentimos superiores demais para aceitar a liderança de outros, mesmo que esta seja justa. Precisamos abaixar a cabeça em certos momentos e aprender a reconhecer.

Sobre a estrutura do livro
Acho que este é o livro mais bem dividido que já tive nas mãos. Para começar temos 5 estórias e estas são divididas em ordem cronológica. Terminando estas, temos os Gráficos que são as árvores genealógicas divididas por época, então temos notas sobre pronuncias, Glossário, Apêncie e finalizando com os mapas, tudo isso corresponde a 16% do livro, aproximadamente.
Sobre a capa, ela mostra uma fortaleza com um Dragão e guerreiros, não cheguei nesta parte do livro.
A narrativa é muito cansativa, se 84% do livro é com a história e destes eu li 50%, desta parte que li se tiveram 5 páginas de diálogo foi muito. O restante foi a narrativa dos acontecimentos.
As páginas são brancas, o que não ajudou em nada. E o livro é bem pesado.

Crítica
Não me sinto em condições de criticar este livro.
Se analisarmos as obras do autor, a estrutura do livro e a estória que ele relata, o livro deve ser muito bom. Mas confesso que não estou no clima de ler um livro tão cansativo e narrado. Senti muita falta de diálogos, afinal, é isso o que dá a vida ao livro.
Eu nunca fico mais de 1 semana com um livro nas mãos e este estou lendo a exatamente 9 dias e ainda estou na metade e sem o menor interesse em dar continuidade.
O livro ficará guardado para ser lido em uma melhor ocasião.

E você o que achou? Se interessou? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

7 comentários :

  1. Ah, preciso urgentemente ler alguma coisa do J. R. R. Tolkien, afinal ainda não li nada dele, que vergonha 'Haha. Porém esse é um livro que não me chama a atenção, já li várias críticas não muito positivas e confesso, adorei a sua sinceridade. Para falar a verdade adoro o modo como você faz resenha dos livros xD

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  2. Oi linda! Olha se quer ler uma obra de Tolkien eu recomendo O Hobbit é o livro mais gostoso dele. E ai se gostar recomendo seguir com O Senhor dos Anéis.
    Fico tão feliz em ter alguma coisa que faço elogiada :-D e ainda mais quando o elogio vem de pessoas queridas. Obrigada amore.

    Beijocas

    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Realmente quando não dá, não dá...rs
    Obrigada pelo retorno. E até a próxima leitura e que, dessa vez, lhe seja prazerosa.

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Nossa Vivi para a próxima eu já tenho 6 livros prontinhos para ler, um já lido inclusive ahahaha.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ah eu adoro esse libro, já li duas vezes, e de certo que é um livro com uma estrutura completamente diferente de o hobbit ou da própria trilogia do senhor dos aneis, contudo é impressionante este livro e quando eu iniciei a ler não consegui mais parar. adoro mesmo.

    ResponderExcluir
  6. A leitura é muito pesada e cansativa mas por outro lado é deslumbrante o modo como o universo inteiro foi criado e de todas as reviravoltas e loucuras que aconteceram ate se suceder a Terra Media na era dos homens. Tolkien fez um milagre ao escrever esse livro e transformou todos os sentimentos e acoes dos personagens interligando tudo e todos e mostrando que o destino sempre eetara tracado e somente nós podemos muda-lo com nossas ações. Honra e lealdade nao existem no nosso mundo mas ele coloca isso em cheque em todas as circunatancias.

    Recomento que leia de tempos em tempos como eu fiz pois nao se arrependerá do final.

    Abracos =)

    Lucas Dias

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, esta convidada(o) a retornar sempre que quiser.
Gosto muito de saber o que as pessoas acham de minhas resenhas e críticas então, por favor deixe seu comentário.
E pode ter certeza que seu comentário terá uma resposta minha, portanto fique ligada(o) ;-D.
Beijocas

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL