#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Guia do Mochileiro das Galáxias

7 de abril de 2011


Título Original: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Gênero: Ficção Científica
Autor: Douglas Adams
Edição: 1
Ano: 2010
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296943
Número de páginas: 156
Nota pessoal: 3

Resolvi ler este livro para o Desafio Literário, assim que vi uma promoção no Submarino com os 5 volumes a R$ 19,90 não tinha como resistir.

Sinopse:
Arthur Dent era um homem comum, com uma vida comum. Até o dia que a destruição de sua casa não acabaria por ai, seria o dia da destruição do Planeta Terra. Seu colega Ford Prefect, que na verdade era um extraterrestre disfarçado, ajudou-o a fugir da destruição do planeta e juntos se tornaram Mochileiros das Galáxias. Após o susto, Arthur descobre que pegou uma carona em uma espaçonave, e Ford lhe apresenta o Guia do Mochileiro das Galáxias, Ford estava na Terra com o objetivo de atualizar as informações cadastrais do Guia. Assim, eles embarcam numa aventura pela estratosfera.

Personagem favorito:
O Robô Marvin. Ele é um robô depressivo e muito engraçado. Eu ria muito imaginando como pode ser um robo com distúrbio bipolar, baixa auto estima e etc. Os pitis dele me faziam viajar.

Citações que me chamaram a atenção:
"Uma das coisas que Ford Perfect jamais conseguiu entender em relação aos seres humanos era seu hábito de afirmar e repetir continuamente o óbvio... De início, Ford elaborou uma teoria para explicar esse estranho comportamento. Se os seres humanos não ficarem constantemente utilizando seus lábios - pensou ele. eles grudam e não abrem mais. Após pensar e observar por alguns meses, abandonou essa teoria em favor de outra: se eles não ficarem constantemente exercitando seus lábios - pensou ele -, seus cérebros começam a funcionar."
Fonte: página 43 primeira edição de 2010.
Eu ADOREI estas teorias, ri muito enquanto as lia, e ainda às repeti em voz alta para a minha mãe, porque costumo dizer que ela fala demais (principalmente se estou lendo ou assistindo algo).
"-Sabe - disse Arthur -, é em ocasiões como esta, em que estou preso numa câmara de descompressão de uma espaçonave vogon, com um sujeito de Betelgeuse, prestes a morrer asfixiado no espaço, que realmente lamento não ter escutado o que mamãe me dizia quando eu era garoto.
-Por quê? O que ela dizia?
-Não sei. Eu nunca escutei."
Fonte: página 62 primeira edição de 2010.
Quem nunca teve esta sensação na vida. Aquele dia que sua mãe fala para você levar uma blusa que vai esfriar, ou um guarda-chuvas porque vai chover. rssss
"É um fato importante, e conhecido por todos, que as coisas nem sempre são o que parecem ser. Por exemplo, no planeta Terra os homens sempre se consideram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa - a roda, Nova York, as guerras, etc. -, enquanto os golfinhos só sabiam nadas e se divertir. Porém., os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens - exatamente pelos mesmos motivos."
Fonte: página 116 primeira edição de 2010.
Foram citações como estas que me divertiram muito no livro, muita ironia e sarcasmo do jeitinho que eu sou. rssss

Sobre a estrutura do livro:
O livro por ser promoção, é uma versão bem simples, sem orelhas e fininho. O livro é tranquilo de ler, pouquíssimas páginas e ainda por cima amareladas. A narrativa no começo foi um pouco difícil de me acostumar, não conseguia ver o sarcasmo nas frases e sim comparações sem nexo. Mas ao me acostumar tudo mudou, e consegui aproveitar bem a leitura e passei a gostar do estilo da narrativa.

Crítica:
O livro me tirou muitas risadas com as comparações irônicas que são feitas sobre o comportamento do ser humano x qualquer situação aleatória, e é isso o que deixa a história tão interessante e divertida. Não é meu estilo de leitura, mas não é chato de ler. Vou ler os outros 4 volumes sem dúvida.

Se fosse um filme:
Eu manteria o elenco original da refilmagem de 2005, porém o Marvim seria interpretado por Hardy, de Lippy e Hardy.


E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

13 comentários :

  1. eu amei parece ser uma série bem bacana!!!
    Quero muito ler agora!!!

    ResponderExcluir
  2. O começo foi ruim de engulir, mas depois eu entrei na história e foi que foi rsss.

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeem isso! No início a gente estranha porque tudo parece sem nexo. Depois a gente pega a ideia da narrativa e se diverte!

      Excluir
  3. O Guia do Mochileiro das Galáxias, não é o meu estilo de livro preferido, para falar a verdade procuro até passar meio longe de livros assim :x Porém como sempre adorei sua resenha, e fiquei interessada, quem sabe a próxima vez que der a louca no Submarino eu compre 'Haha

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Aline, eu achei que não fosse gostar também, até que no começo do filme estava ficando bem entediada, não é dos melhores livros que li, mas é bom, não é um disperdício de tempo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. O Guia é ótimo! haha
    Já fiz umas 4 pessoas, que antes tinham um certo preconceito, lerem e mudarem totalmente de opinião! =P
    Li só os 2 primeiros, comecei o 3º mas não terminei por falta de tempo na época, preciso continuar.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa me surpreendi, não esperava que fosse gostar desta leitura, mas foi muito boa.

    Beijocas

    vivi
    Filmes, livros e séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  7. Que bom que a leitura lhe serviu como um entretenimento inteligente e reflexivo. Muito bons os excertos escolhidos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Vivi confesso que achei que não fosse gostar do livro, mas no final valeu a pena.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi,pelo sucesso aqui no DL, ele deve ser muito bom.
    Sua resenha está ótima e eu vou ter que ler este livro.
    Boa leitura, beijos

    ResponderExcluir
  10. Monica é bom mesmo, leia que vale a pena.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Nossa. O Guia é o meu Guia Pessoal! hahaha, esses livros são simplesmente magníficos, é engraçado como as pessoas diferem em perceber as coisas, primeira coisa que eu pensei quando li que você não conseguia compreender o sarcasmo e os achava comparações sem nexos foi: WHAT THE FUCK????? COMO NÃO ENTENDEU OS SARCARMOS!?!?!? Mas depois já vi que você curtiu, pra mim é perfeito!!! Critica a sociedade pesadamente de uma maneira sutil e no final das contas a gente percebe que o ser humano do passado e o ser humano de outras partes do planeta na verdade não diferem muito dos de hoje, mesmo com culturas diferentes, hehe, eu adorei seu post!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu começei porque meu amigo ficou chateado quando eu disse que o livro parecia ser besta ai ele me emprestou e agora já estou no terceiro

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, esta convidada(o) a retornar sempre que quiser.
Gosto muito de saber o que as pessoas acham de minhas resenhas e críticas então, por favor deixe seu comentário.
E pode ter certeza que seu comentário terá uma resposta minha, portanto fique ligada(o) ;-D.
Beijocas

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL