#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Catching Fire

10 de maio de 2011


Título Original: Catching Fire
Gênero: Ficção Científica
Autor: Suzanne Collins
Edição: 1
Ano: 2009
Editora: Scholastic
ISBN: 9780439023498
Número de páginas: 391
Nota pessoal: 5

Se você não leu The Hunger Games (Jogos Vorazes) recomendo não dar sequência na leitura desta resenha, visto que contém Spoiler do primeiro livro.

Sinopse:
Depois de voltarem como vencedores da 74ª edição do The Hunger Games, Katniss e Peeta passam a viver na vila dos vencedores, tendo como seu único visinho o mentor dos jogos, Haymitch. Katniss e Peeta se evitaram durante algum tempo, pois para Katniss não seria possível continuar a encenação de que era loucamente apaixonada por Peeta e, para este, não era possível fazer Katniss passasse a ama-lo. Porém o que Katniss não esperava era ser vigiada pela Capital, mesmo depois de vencer os jogos. Ao receber uma visita do Presidente Snow ela se vê de volta na rede de manipulação e Peeta e Katniss são forçados a assumir, durante a viagem dos vencedores, que irão se casar. Mas quem disse que a Capital é tão fácil de ser manipulada.

Personagem favorito:
Peeta para sempre. Amo incondicionalmente e se eu fosse a Katniss jamais ficaria em dúvida de meus sentimentos por ele.
Mas Katniss também não caiu no meu conceito, continua forte, determinada, batalhadora.

Citações que me chamaram a atenção:
"It´s not necessary. My nightmares are usually about losing you," he says."I´m okay once I realize you´re here."
Fonte: página 86
Eu AMO o Peeta e estas e outras milhares de citações fazem com que eu me apaixone ainda mais. Ele é especial, sincero, carinhoso, romantico, o homem perfeito. Dos meus sonhos.
They´re dragging all the samller tables to form one large table so that we all have to eat together. Now I don´t know waht to do. Even at school I used to avoid eating at a crowded table. Frankly, I´d probably have sat alone if Madge hadn´t made a habit of joing me...
Fonte: página 229
Como me identifico com a Katniss, são pequenas situações como esta eu me sinto tão próxima e identificada com a protagonista.
"What?" I ask.
"I wish I could freeze this moment, right here, right now, and live in it forever," he says.
Fonte: página 245
Porque é que eu não tenho um Peeta em minha vida mesmo?
"Because I don´t want you forgetting how different our circumstances are. If you die, and I live, there´s no life for me at all back in District Twelve. You´re my whole life," he says. "I would never be happy again." I start to object but he puts a finger to my lips. "It´s different for you. I´m not saying it wouldn´t be hard. But there are other people who´d make your life worth living."
Fonte: página 351
E mais uma vez ele fala exatamente o que precisa ser dito, sem palavras para descrever Peeta sem ser repetitiva.

Sobre a estrutura do livro:
O livro é fantástico, mesmo sendo em Hard Cover ele não é pesado, pelo contrário, ele é levíssimo.
A narrativa mesmo sendo em primeira pessoa é envolvente do começo ao fim, acho que é pelo fato de a personagem que narra a estória ser tão forte, decidida, determinada faz com que não atrapalhe a leitura.
Páginas amareladas que facilitam a leitura e a capa é linda.
Foi mantido o rítimo do livro anterior, assim como a simbologia da capa.

Crítica:
Depois de ler o livro anterior eu fiquei louca para começar a ler a sequência, contando os dias para a chegada dele e passei ele na frente de tantos outros, porém ao terminar a primeira parte do livro eu simplesmente interrompi a leitura, não conseguia mais ler. Não por ser um livro ruim, pois dei a nota máxima, e sim por não ter coragem de ver o que iria acontecer, chorei, gritei, xinguei, me desesperei.
Este livro foi mais fundo ainda nas minhas emoções, acredito que é pelo fato de eu estar mais familiarizada com os personagens e mais apaixonada do que nunca por Peeta. Sofri antecipadamente por muitas situações.
Adiei ao máximo chegar ao fim deste livro por medo do que iria acontecer, e agora tenho que passar outros livros na frente do próximo, e último, volume me deixa louca.

Se fosse um filme:
Espero que os filmes sejam no estilo de O Senhor dos Anéis 1 por ano, porque se não vou ficar louca. rss
O elenco já esta pré definido, confira aqui (o que me irrita é deixar a Katniss loira), porém eu gostaria de vê-lo assim:
Lucy Hale como Katniss

William Moseley como Peeta

Nicolas Cage como Haymitch

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL