#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Beastly

13 de junho de 2011


Título Original: Beastly
Gênero: Literatura Fantástica
Autor: Alex Flinn
Edição: 2
Ano: 2011
Editora: HarperTeen
ISBN: 9780061963285
Número de páginas: 304
Nota pessoal: 5

A Bela e a Fera sempre foi o meu desenho da Walt Disney favorito, desde que me conheço por gente. Lembro que quando estava na escola precisei tirar "A" em todas as matérias durante todo o ano para ganhar o VHS (que velha) de Natal da minha mãe. Assisti tanto esta fita que até hoje sei todas as músicas e falas de cor. Pense na tristeza de uma garota quando acidentalmente, na hora e que a Fera esta morrendo, gravou Scooby Doo por uns 30 segundos, em cima do filme. Chorei muito. Mas ainda assim eu assistia ao desenho e sempre chorava quando chegava na parte com o Scooby Doo. Foi triste. Hoje não tenho mais esta fita, pois não tenho mais aparelho de vídeo cacete. Não vejo a hora de ter meu DVD, estou negociando com a minha mãe para um presente de aniversário. Voltando ao livro. Quando vi que saiu uma versão moderna do meu desenho favorito fiquei alucinada para ler. Quando a Clara, Os Livros de Clara, me convidou para participar do Book Tour, não pensei duas vezes, e ainda falei "Posso ser uma das primeiras?" rss.


Sinopse
Kyle é o rosto mais bonito da escola, namora a garota mais bonita e esta concorrendo a eleição de Príncipe do ano em sua escola. Para ele o que não é bonito não tem valor, totalmente snobe, egocêntrico e superficial, leva uma vida de fachadas, sua mãe o abandonou com seu pai quando ainda criança, e seu pai nunca esta presente em sua vida, mas ele simplesmente não se importa, vive numa boa com sua beleza e dinheiro. Até que um dia, uma garota "feia", para os padrões de Kyle, o confronta em frente toda a escola, tentando mostrar à ele que beleza não é tudo. Ele para se vingar a convida para o baile, onde será coroado como príncipe, porém tem todo um esquema armado para ridicularizá-la em frente de toda a turma. Ao atingir seu objetivo o comportamento da garota não é o esperado, a única coisa que consegue é uma ameaça "Você verá". Quando retorna para casa esta garota esta o aguardando em seu quarto, e mostra à ele sua real aparência, bela, se revela uma bruxa e lança nele um feitiço, para que a aparência de Kyle externa seja de acordo com o que ele é por dentro, e ele se transforma numa fera, com pelos pelo corpo todo, garras e presas. Para quebrar o feitiço Kyle precisa ser amado pelo que ele é e aprender a amar, somente com o amor correspondido o feitiço será quebrado. Ele tem dois anos para que isso aconteça, do contrário, ele permanecerá fera para sempre.

Personagem favorito:
Eu amo tudo nesta história, o Kyle era um imbecil, claro, mas o aprendizado que ele tem com a vida faz com que ele amadureça e passemos a gostar e amar ele. E fora que me identifiquei muito com ele em seus conflitos internos, pois sinto muitos deles então é mais fácil se colocar no lugar dele.
Lindy é doce, forte, honesta e vê a beleza nas coisas mais simples.
Magda é a base de Kyle, uma figura protetora e carinhosa.
E Will é literalmente o tutor, ensinando Kyle a se tornar uma pessoa melhor, a pensar antes de agir e a se colocar no lugar das outras pessoas, a enxergar.

Citações que me chamaram a atenção:
"A beautiful thing is precious, nomatter the price. Those who do not know to see te precious things in life will never be happy. I wish you to be happy, Mr. Kyle."
Fonte: páginas 23 e 24
Gostei muito desta fala de Magda, pois ela resume bem o objetivo do livro, mostrar-nos que as coisas mais simples da vida, são as de maior valor. E que nem sempre o que é bonito é bom para nós.
"No. I understand. Your parents are your parents, no matter what. Even if they don´t love you back, they´re all you have."
Fonte: página 246
Quando somos adolescente é bem assim que vemos os pais, nossa base de tudo.

Sobre a estrutura do livro:
Livro é paper back, bem leve, com folhas de papel jornal, que eu gosto apesar da aspereza (acho que é pelo fato de não ter cheiro de jornal, nem sujar as mãos).
A capa é a do filme, eu particularmente prefiro a capa original.
É narrado na primeira pessoa, por Kyle diferente do desenho que começa mostrando a vida de Bela. Apesar de eu não gostar de narrativa na primeira pessoa eu achei que ficou muito bom.

Crítica:
O livro é leve e rápido de ler.
O único ponto negativo que encontrei foram as conversas do grupo de apoio que acontecem via Internet, tem muita abreviação e mesmo com inglês avançado, precisei reler algumas linhas para conseguir entender perfeitamente, especialmente quando o sapo escrevia, sofri.
Comparando o desenho com o livro eu gostei muito da adaptação para o século XXI, achei que as mudanças foram bem sutís, não causando muita mudança no contexto, confesso que inicialmente achei que iria haver muita mudança e que ficaria sem sentido e fui surpreendida com uma ótima adaptação, espero que no cinema isso também aconteça como no livro, embora pelo trailer de para ver muita mudança que não me agradou, como o fato de a fera ter o corpo marcado por tatuagens e cicatrizes, mas....

O filme
Esta previsto para estrear somente em Agosto aqui no Brasil. Confira o trailer:


Esta resenha é referente ao livro do Book Tour do blog Os Livros de Clara.


LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta