#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Um Amor para Recordar

22 de julho de 2011


Título Original: A Walk to Remember
Gênero: Drama Romântico
Autor: Nicholas Sparks
Edição: 1
Ano: 2011
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219268
Número de páginas: 184
Nota pessoal: 4

Pedi este livro para resenhar para a editora parceira Novo Conceito, e me esqueci que já tinha lido em inglês ano passado, mas foi uma experiência interessante, pois foi a primeira vez que li um livro nas duas línguas, e também por ser um livro do Nicholas Sparks nunca é demais.

Sinopse:
Landon Carter é um adolescente de 17 anos que leva uma vida comum, desprezando valores e levando uma rotina de brincadeiras e fugindo das regras, até que Jamie Sullivan, uma garota conhecida pelos adolescentes da sua idade como "esquisita", entra em sua vida para mudá-la para sempre.

Personagem favorito:
Jamie e Landon são um conjunto, não tem como gostar de um sem gostar do outro. Eles formam uma unidade.

Citações que me chamaram a atenção:
"A vida, eu aprendi, nunca é justa. Deveriam ensinar isso nas escolas."
Fonte: página 22
Eu concordo 100% com esta frase, assim como muitas outras coisas que descobrimos conforme vamos apanhando da vida, seria tudo muito mais fácil se ensinassem nas escolas.
"Eu posso ser um irresponsável, mas sou um irresponsável legal, se é que dá para dizer uma coisa dessas."
Fonte: página 62
Eu ri com esta frase, achei divertida e não poderia deixar de fora. Mesmo porque eu costumo dizer que sou uma chata legal rsss.
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não sente ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
Fonte: página 167

Esta passagem é linda, no filme ela sofre algumas alterações, mas desde que vi o filme pela primeira vez eu me apaixonei.

Sobre a estrutura do livro:
Um livro fino, leve de páginas amareladas.
Narrativa na primeira pessoa, mas o Landom conduz ela de uma forma tão gostosa que não me incomodou em momento algum.
Já a capa deixou muito a desejar, achei que não ficou bonita, preferia que tivessem usado a capa do filme, ou mesmo a capa original do livro.
Bem rápido e gostoso de ler, com capítulos bem divididos e passagens bem separadas.

Crítica:
Vou fazer uma crítica 3 em 1 começando do primeiro contato que tive com a estória.
Assisti o filme a alguns (muitos) anos atrás e simplesmente me apaixonei. Um romance bem profundo, puro e bonito, tenho o DVD já nem sei quantos anos (muitos também) e toda vez que assisto me emociono demais.
Ano passado comprei o livro e li nas minhas férias, lembro de ter chorado muito com o livro, mesmo percebendo que o filme foi bastante alterado. O filme é mais romântico enquanto o livro é mais real. Agora lendo a versão em português, fiquei surpresa por não ter me emocionado com a mesma intensidade que aconteceu com o livro e com o filme. Não sei se foi pelo fato de já ter lido e saber que o livro não seria tão romântico quanto o filme. Mas não tive uma emoção tão grande.

Para quem gosta de um bom romance eu recomendo.

Trailer do filme:
Super recomendo o filme, mesmo para aqueles que não leram o livro, é lindo demais.



E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.


INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL