#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Destino

16 de setembro de 2011

Título Original: Matched
Gênero: Ficção Científica
Autor: Ally Condie
Edição: 1
Ano: 2011
Editora: Suma de Letras
ISBN:  9788560280810
Número de páginas: 238
Nota pessoal: 2


Sinopse:
Cassia vai completar 17 anos, e este é um dos dias mais importantes de sua vida, pois será o dia do seu Banquete onde finalmente lhe será revelado quem é o seu Par, pessoa esta que será sua companheira pelo resto da vida. Quem escolhe o Par é a Sociedade, esta também escolhe onde os cidadãos devem morar, com que idade devem morrer, o que devem comer e com quem devem se relacionar. Cassia confia cegamente nas decisões tomadas pela sociedade até que, após o seu Banquete de Par, descobre que existe um erro e que seu Par pode ser outra pessoa que não seu melhor amigo Xander.

Citações que me chamaram a atenção:
"A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."
Fonte: página 45
"Porque algumas coisas são mais fáceis de escrever do que de dizer?"
Fonte: página 181

Sobre a estrutura do livro:
O livro é fino e leve, com páginas amareladas.
A capa é bonita, com toque de verniz.
A narrativa é em primeira pessoa, com muitos flashbacks que não garantiram manter meu interesse no livro.

Crítica:
Sei que serei bombardeada pelos fãs, como sempre acontece quando não gosto de um livro, por isso digo que tudo o que esta escrito aqui é uma opinião pessoal.
Acho que este foi um dos livros que tive mais dificuldade de ler este ano. Levei até o fim pela simples curiosidade de entender o porque este livro conquistou tantos fãs, conclusão, não entendi.
O livro é cansativo a trama da Sociedade e a ficção científica são deixadas completamente em segundo plano. O foco principal é uma estória de amor das que já estamos carecas e enjoados de acompanhar. O rítmo é lento e a narrativa em primeira pessoa cheia de flashback e comentários da protagonista extremamente desnecessários fez com que eu demorasse muito tempo para ler e fosse cada vez perdendo mais o interesse no livro.
Se o livro fosse reescrito e somente o essencial fosse colocado acho que ele teria menos de 100 páginas. Na verdade acho que o livro tinha tudo para ser um sucesso, a trama da Sociedade é muito interessante e se tivesse sido o foco certamente teria um resultado muito mais positivo.
Muito provavelmente não darei sequência na leitura desta série.
Outra coisa, os nomes dos personagens eu não gostei, Ky e Xander, claro que geraram piadinhas e mudanças de nomes.
No geral o livro é fraco e não recomendo.

Book trailer:


E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL