#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Mundo de Vidro

24 de setembro de 2011


Título Original: O Mundo de Vidro
Gênero: Romance
Autor: Maurício Gomyde
Edição: 3
Ano: 2011
Editora: Porto 71
ISBN: 9788591184002
Número de páginas: 236
Nota pessoal:4

Quando o Mauricio me procurou para fazer parceria já me interessei só pelo jeito dele de conversar, quando via as resenhas em outros blogs ficava pensando "o povo esta falando bem só porque ele é simpático e autor parceiro, o livro nem deve ser bom assim", mas digo gente é mesmo.

Sinopse:
Ela é uma mulher bonita, inteligente, esta noiva de um partidão, com uma vida estável e se sente a mulher mais feliz do mundo.
Ele um cara desajeitado, sozinho, com uma vida social completamente pacata e sem qualquer perspectiva de vida.
Até o dia que o destino intervém e faz com que Ele olhe para Ela e a partir deste momento a vida dos dois não será mais a mesma.

Personagem favorito:
Ele é com certeza o meu personagem favorito número 1. Sim, tenho outros além dele. Ele é hilário, tem umas sacadas geniais, sarcástico e o melhor de tudo é um romântico apaixonado.
Horácio, é a papagaia mais comédia que já conheci na vida, se fosse para ter um papagaio como ela eu não pensaria duas vezes. Um ótimo despertador verde.
Sullivan, uma bicha gaga que me fez chorar de tanto rir. E o legal foi a amizade criada com Ele.

Citações que me chamaram a atenção:
"Não falava nada de inglês, mas imaginou que economics deveria significar "economia" e business, talvez "buzinas". Deveria ser alguma coisa como "aplicações para mais ter buzinas de carros econômicos".
Fonte: página 37
"-É como eu sempre digo: "Homem é igual a absorvente feminino: a gente não vive sem eles e vez ou outra tem que ter um entre as pernas. Mas basta a gente dar o sangue pela relação que eles se enchem rapidinho. A solução é jogar no lixo e pegar outro depressa".
Fonte: página 55
"Estava seletivo em relação às mulheres. Não tinha mais tanta paciência com as que só queriam uma noite e nada mais. Queria, sim, alguém que tivesse em troca algo mais a oferecer além de um orgasmo."
Fonte: página 157

Sobre a estrutura do livro:
Bem a capa não me agradou, nem mesmo depois de ler, acho que poderia mostrar mais do livro, a beleza que se esconde em cada parágrafo.
A narrativa é em terceira pessoa e gira em torno dos dois protagonistas. O Maurício usa uma narrativa completamente despojada e diria que arriscada, pois tinha tudo para dar errado, acredito que um leitor conservador possa não gostar do estilo abordado pelo autor.
Com divisão de capítulos muito bem estruturada o que facilita muito a leitura.
Os protagonistas não tem nome, o que achei bem diferente, a princípio achei que fosse virar uma salada de Ele's e Ela's, mas com o aparecimento dos personagens secundários, estes tinham nome, não ficou exagerado.
Pela primeira vez leio um livro dentro de um livro, o que foi uma experiência interessante, mesmo o segundo livro não sendo completo e sim trechos. O interessante é que este livro secundário é apresentado já no último capítulo, o que faz com que, pelo menos eu, ao chegar no final do livro volte para reler o último capítulo.

Crítica:
Eu me apaixonei pelo livro. É uma leitura muito gostosa, divertida, envolvente.
Ri tanto durante a leitura que chegou o ponto de minha mãe me recomendar a ler o livro somente me casa para eu não passar vergonha rindo sozinha no ônibus/metrô, porque isso realmente aconteceu =/.
Mas acho que este foi um dos principais motivos para me fazer amar o livro, esta narrativa descontraída, despojada e sem pudores, fez com que eu sentisse que tinha nas mãos não um livro, mas sim um amigo.
O enredo apresentado é muito real o que faz com que possamos fazer uma analise com acontecimentos do nosso passado, nada de amores proibidos, impossíveis, etc. Tudo muito perto da realidade, dando mais proximidade ainda entre o leitor e o livro.
Como uma romântica que sou, achei que faltou só um final mais tocante, não que eu não tenha gostado, muito pelo contrário, mas queria mais. Na verdade me senti meio órfã ao terminar de ler o livro, queria estar mais perto dEle para me divertir, acho que na verdade queria ser Ela para compartilhar momentos tão gostosos com Ele.
Vocês podem estar se perguntando "Se ela gostou tanto, porque não deu um 5?" Senti falta de uma coisa, lugar, tem momentos que sinto que eles estão nos Estados Unidos, muitos nomes de lugar em inglês, tem momentos que sinto que estão no Brasil, Ele não fala inglês e muitas músicas nacionais são mencionadas pelos protagonistas. Onde eles estão, nunca ficou claro. E senti que faltou este detalhe.
Nem preciso falar mais né, acho que já escrevi muito. Super recomendo o livro.


Book trailer



E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta