#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Ainda não te disse nada

12 de novembro de 2011


Título Original: Ainda não te disse nada
Gênero: Romance
Autor: Maurício Gomyde
Edição: 1
Ano: 2011
Editora: Porto 71
ISBN: 9788591184019
Número de páginas: 236
Nota pessoal: 5
Onde comprar: http://www.mauriciogomyde.com/p/loja-virtual.html

Depois de ler O Mundo de Vidro fiquei completamente ansiosa para ler o Ainda não te disse nada que já tinha previsão de lançamento, eis que esta semana chegou o meu exemplar, comecei a ler no dia seguinte. Digo que o Mauricio Gomyde se tornou meu autor nacional favorito.

Sinopse:
Marina é uma garota do interior de São Paulo que tem o sonho de se tornar uma estilista famosa, então se muda para a capital da cidade e consegue emprego em uma agência dos correios. Tão acostumada a despachar somente encomendas e efetuar pagamento de contas até o dia que ela atende uma mulher para despachar uma carta escrita a mão, sua atenção se volta para aquela atitude tão incomum, mal sabia que a resposta desta carta iria vai mudar sua vida e seu modo de enxergar as coisas para sempre.

Personagem favorito:
Difícil escolher um personagem favorito, são todos muito carismáticos, fortes e divertidos.
Me identifiquei com Marina em muitos momentos, embora gostaria de me parecer com elas em outros, afinal ela é tão certa do que quer.
Suas amigas são os tipos que todos querem ter por perto. E tem também Otavinho, que é um garoto de quinze anos simplesmente divertidíssimo.

Citações que me chamaram a atenção:
"Desde que inventaram a internet, os Correios viraram só um lugar pra despachar encomenda e pagar conta. Ninguém mais manda carta. Agora só querem saber de e-mail e sei mais lá o que. O pior é que escrevem tudo errado e abreviado".
Fonte: página 17
"-Beleza é relativo. A forma de a pessoa se comportar, se vestir, andar, se cuidar, se expressar, é o que conta. O importante é o charme, são as ideias, convicções, atitudes".
Fonte: página 46
"O amor é um pássaro rebelde que ninguém pode prender. Não adianta chamá-lo, pois só vem quando quer. Não adiantam ameaças ou súplicas. Uma fala bem, o outro se cala. É o outro que prefiro. Não disse nada, mas agrada-me. O amor, o amor..."
Fonte: página 88 referencia ao tema de Habanera

Sobre a estrutura do livro:
Me apaixonei por este livro assim que peguei ele nas mãos, a capa é linda, embora um pouco reveladora.
O livro é leve, não encontrei erros de impressão como no primeiro, com uma diagramação simples e páginas amareladas.
A narrativa em terceira pessoa não se assemelha nenhum pouco com o livro anterior, é gostosa, leve e cativante.
O livro é muito bem construído, um enredo onde os acontecimentos são naturais, emociona, atrai, tem um toque sensual bem leve e uma linda história de amor.

Crítica:
Não sei nem por onde começar para descrever como foi a leitura, então vou começar fazendo uma comparação com O Mundo de Vidro.
É claro o amadurecimento do autor em sua escrita, narrativa e desenvolvimento do enredo, Mauricio (olha, já íntima) evoluiu de forma extremamente positiva. O humor ainda esta presente em seu novo livro, mas não temos aquela narrativa despojada e descompromissada do livro anterior, o que vejo de forma positiva, mesmo tendo adorado a outra narrativa, mas como havia mencionado na resenha, este estilo pode não agradar à todos os leitores. Já em Ainda não te disse nada não existe esta possibilidade de dividir públicos, só não vão gostar aqueles que não apreciam romance.
Mas agora vamos ao que interessa, o livro atual é leve, lindo e apaixonante. Me senti tão envolvida que o rascunho da resenha foi feito com papel e caneta (só não coloco a foto porque escrevi em movimento e a letra esta horrível).
Me vi em muitos momentos compartilhando a vida de Marina.
Por ser apaixonada por música e achar que a vida tem uma trilha sonora, sempre construo uma trilha sonora durante a leitura e imagino que música encaixa melhor em determinada parte, já neste livro, assim como no anterior, isso não é necessário, pois ele já vem com uma trilha sonora própria, inclusive enquanto escrevo a resenha escuto a set list montada pelo autor, confira aqui.
Se gostei do livro? Eu amei. Me fez pensar muito sobre amores, paixões, solidão, ideais, sonhos, objetivos, desejos, medos e anseios.
Um livro que mexeu comigo, me deixou completamente envolvida e me fez querer mais ao terminar de ler.
É possível se apaixonar por palavras? Alguém sem rosto para que você possa sonhar e desejar? Como seria a sensação de procurar uma pessoa em vários rostos?
Estas são perguntas que ficaram comigo depois da leitura. E me fizeram refletir por muito tempo.
Se você é como eu e adora um ótimo romance, este livro é feito para você. SUPER RECOMENDO.

Book trailer




E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta