#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Mockingjay

17 de dezembro de 2011

Título Original: Mockingjay
Gênero: Ficção Científica, Distopia
Autor: Suzanne Collins
Edição: 1
Ano: 2010
Editora: Scholastic Press
ISBN: 0439023513
Número de páginas: 392
Nota pessoal: 2

Finalizando a série Jogos Vorazes, temos o livro A Esperança. Demorei para ler este livro por medo do final, e não vou dizer que ele me agradou em 100%. Se você não leu os primeiros livros da série recomendo não dar sequência à leitura, pois contém spoiler.

Sinopse:
Katniss foi resgatada da arena pela turma de rebeldes, junto com alguns dos tributos que estavam participanto do Quarter Quell, e encaminhada ao Distrito 13. Seu objetivo é descobrir o destino de Peeta, quando ela assiste sua imagem transmitida pela Capital durante uma entrevista com Caesar Flickerman, começa a traçar um plano de resgate e acima de tudo, matar o Presidente Snow.

Personagem favorito:
Quem me conquistou neste livro foi o Finnick e o Boggs. A Katniss me deixou bastante irritada com o seu conflito em saber quais os seus reais sentimentos por Gale e Peeta e também pela falta da postura rebelde que encontramos nos livros anteriores, achei ela bastante submissa.

Citações que me chamaram a atenção:
"You´re still trying to protect me. Real or not real," he whispers.
"Real," I answer. It seems to require more explanation. "Because that´s what you and I do. Protect each other." After a minute or so, he drifts off to sleep.
Fonte: pátina 302

Crítica:
Decidi não falar sobre a estrutura do livro, por seguir o padrão dos demais, achei que ficaria repetitivo. Então vamos ao que interessa, o que eu achei do livro?
Bem, para falar um pouco preciso voltar nos livros anteriores. Jogos Vorazes me tirou o fôlego, teve uma introdução muito bem feita no cenário de Panem e muita ação, violência e romance envolvidos. Já o Em Chamas é intenso, envolvente e, em alguns momentos, desesperador. Quando comecei a ler A Esperança me frustrei ao perceber que o livro toma um caminho que não era o que eu esperava.
Se o livro é bom? Após muita reflexão e analise ao terminar o livro digo que ele é muito bom, porém não me agradou.
Por que ele é muito bom?
Ele introduz o novo cenário, é fluído, o contexto acompanha o desfecho e todos os personagens tem um final que condiz com o enredo apresentado.
Porque ele não me agradou?
Não posso me estender muito em explicar o porque para não dar spoiler, mas basta dizer que não é o que eu esperava e queria para o último livro da série.
O livro tem bastante introdução sobre o Distrito 13, porém deixando algumas perguntas sem respostas, já o desfecho, na minha singela opinião, foi uma tragédia. Que muitos morrem no último livro de uma série, ainda mais com esta temática, isso é um fato que não podemos discutir, mas mortes sem sentido e apelo emocional se tornam desnecessárias e revoltantes.
Acho que a autora de certa forma acabou metendo os pés pelas mãos, principalmente no final, ao tentar agradar a todos os fãs e não teve muito sucesso comigo.
No geral a série é muito boa, mas recomendo todos a olharem uma ótima diferente da narrativa (ai, como explicar melhor sem dizer além do necessário?), basicamente não foquem na ótica da protagonista e sim da trama em geral, acho que assim não haverá tanta decepção para os novos leitores da série.

O livro terá adaptação para as telonas, e o primeiro já tem data marcada, 23 de Março, e claro que estarei na pré estréia, confiram o trailer de Jogos Vorazes.


Para conferir as resenhas dos livros anteriores basta clicar nas capas abaixo:

E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta