#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Apanhador no Campo de Centeio

10 de dezembro de 2011


Título Original: The Catcher in the Rye
Gênero: Romance, Clássico da Literatura
Autor: J. D. Salinger
Edição: 13
Ano: 1999
Editora: Editora do Autor
ISBN: 9788587575012
Número de páginas: 207
Nota pessoal: 4

Sempre tive curiosidade para ler este livro, mas tenho que confessar que eu fazia uma ideia completamente diferente, fui surpreendida positivamente.

Sinopse:
Holden Caulfield é um adolescente de dezessete anos que, após ser expulso do colégio, resolve que não é o momento de voltar para casa e enfrentar o pais, então se aventura na cidade de Nova York durante um final de semana. Em meio a muitas reflexões e conflitos internos, ele esta cansado da vida que leva e dos interesses dos seres humanos no geral. Cansado do mundo em que vive e buscando um meio de mudar tudo.

Citações que me chamaram a atenção:
"...O cara da Marinha e eu dissemos que tinha sido um prazer conhecer um ao outro. Esse é o tipo de troço que me deixa maluco. Estou sempre dizendo: "Muito prazer em conhecê-lo" para alguém que não tenho nenhum prazer em conhecer. Mas a gente tem que fazer essas coisas para seguir vivendo."
Fonte: página 89
"... Ri. E eu tenho uma dessas gargalhadas imbecis, altas pra burro. Dessas assim que se eu sentasse atrás de mim num cinema ou coisa parecida, eu provavelmente me debruçaria e diria a mim mesmo para fazer o favor de calar a boca..."
Fonte: página 132

Sobre a estrutura do livro:
Nem vou comentar da capa que acho horrível, ela realmente dispensa comentários, mas se levarmos em consideração que a primeira edição do livro foi publicada em 1965, dá para entender, a capa anterior era menos atraente.
Um livro com mais de 10 anos e usado esta bem conservado e tem uma diagramação simples como muitas das que encontramos nos livros de hoje.
O livro foi originalmente escrito em 1951, por este motivo eu esperava uma narrativa rebuscada e cheia de floreios, e me surpreendi com uma narrativa despojada e completamente condizente com a idade do protagonista, fato que me agradou muito e que não vemos nos livros narrados por adolescentes hoje em dia.

Crítica:
O título é o trecho de um poema de Robert Burns "Se alguém encontra alguém atravessando o campo de centeio", este título me fez ter uma imagem diferente do livro, imaginei um livro mais sério e filosófico.
O que me interessou muito foi me deparar com um livro narrado por um protagonista adolescente que faz jus a idade. Ele é um adolescente clássico, acha que o mundo é uma merda, que a vida não é justa. É apaixonado por tudo o que o envolve naquele momento, curte cada momento da forma mais intensa possível o que o torna completamente impulsivo.
Pensa que todas as pessoas que tem opiniões diferentes das dele são um bando de imbecis e cretinas. Vive se perdendo em pensamentos e devaneios.
Apesar de ele ser um adolescente clássico, me envolvi muito durante a leitura, justamente por não ser nada forçada, os comentários dele são engraçados e me senti conversando com um grande amigo. Todos os personagens são reais demais, sem excessos.
Acabou o livro e ele não descobriu o que acontece com os patos durante o inverno, isso me deixou chateada, porque ele tinha esta dúvida e nunca foi esclarecida, queria eu poder explicar para ele o que acontece.
Dica para quem vai ler o livro (farei isso quando precisar reler), anote num papel as seguintes palavras: pra burro; coisa que o valha; pra chuchu; no duro; troço; e tudo; cem por cento. Durante a leitura vá fazendo um risco para cada vez em que elas aparecerem, vai ser uma leitura bem interativa (eu não poderia deixar esta observação de fora).
Super recomendo a leitura, principalmente para aqueles que fogem dos clássicos por medo de ser uma leitura difícil. Este livro é leve e descontraído. Toda a lição que ele trás é mostrada de forma discreta e em doses homeopáticas, não sendo um banho de filosofia sobre a vida.

Achei este trailer que mostra um pouco do enredo e ainda contém a música do Gun´s and Roses que foi inspirada no livro


E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL