#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Antes que eu vá

19 de janeiro de 2012


Título Original: Before I fall
Gênero: Drama
Autor: Lauren Oliver
Ano: 2011
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 358
Nota pessoal: 3

Demorei para ler este livro por "N" motivos, todos eles pessoais de mais para serem transcritos aqui, mas devido ao meu compromisso com a editora finalmente tomei coragem.

Sinopse:
Samantha é uma adolescente que faz parte da turma das garotas populares da escola e não espera que aquele dia vivido, um dia que prometia ser de grandes mudanças, mas não definitivas, seria seu último dia de vida. O mais espantoso ainda é que ela entra em um loop temporal e revive seu último dia diversas vezes, que sofre alterações de acordo com sua mudança de comportamento.

Citações que me chamaram a atenção:
"É engraçado como você pode conhecer tão bem seus amigos e, mesmo assim, acabar jogando sempre o mesmo jogo com eles."
Fonte: página 42

Sobre a estrutura do livro:
A capa do livro me transmite uma sensação de paz, não sei porque, talvez seja pelo rosto deitado na grama olhando diretamente nos meus olhos.
Narrado em primeira pessoa, neste caso acho que ficaria até esquisito se fosse em terceira, alguém relatando o último dia da pessoa, acho que não daria para ter um aprofundamento tão bom.

Crítica:
O fato de a protagonista e suas melhores amigas serem do grupo das garotas populares me incomodou bastante, sempre tive certo desconforto com as garotas populares devido ao comportamento abusivo com os demais, e claro que isso acontece durante o livro, mesmo porque se não fosse assim elas não seriam as garotas populares da escola.
O fato de a protagonista reviver diversas vezes seu último dia de vida chegou uma hora que já estava chato, haviam mudanças nos acontecimentos, mas no geral era tudo a mesma coisa, ficar lendo tudo de novo me cansou.
O comportamento apresentado por Sam no decorrer das partes, cada dia revivido era uma parte do livro, não foi evoluindo e sim degradando em uma certa fase, outro ponto que me desagradou. Ao meu ver, a pessoa que tem a oportunidade de reviver seu último dia de vida irá fazer coisas melhores e não piores, mas é minha humilde opinião.
Depois de ler este livro percebi que meio receio pela leitura foi em vão, afinal ele não é um livro pesado tratando a morte como tema principal e sim os conflitos de uma adolescente esnobe que tenta aprender com seus erros.
Apesar de vivermos o mesmo dia por sete vezes, o livro é bom, todas as pontas soltas são amarradas a cada dia e temos uma boa evolução do enredo.
Mas ainda assim não é meu estilo de livro, sou cética demais para conseguir digerir.

Book trailer


Este livro me lembrou muito um filme que sou fã, Antes que termine o dia, confira o trailer.


E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta