#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Lucille

9 de fevereiro de 2012


Título Original: Lucille
Gênero: Graphic Novel
Autor: Ludovic Debeurme
Ano: 2006
Editora: Barba Negra 
Número de páginas: 544
Nota pessoal: 3

Indicação: Leitura para maiores de 18 anos


Ganhei este livro no 11º encontro do Clube do Livro - Twilighters e aproveitei para o tema de Fevereiro do Desafio Literário 2012, nomes próprios.

Sinopse:
Lucille é uma adolescente que enfrenta depressão e anorexia. Sua mãe a enxerga como uma pessoa que quer apenas chamar a atenção e dar trabalho. Arthur é um adolescente perturbado, cresceu em uma família que não educa os filhos com carinho e atenção e um pai alcoólatra. Seus destinos se cruzam para que possam superar seus traumas, medos e anseios.

Sobre a estrutura do livro:
Por ser um Graphic Novel achei o livro bastante pesado, mas acaba não atrapalhando durante a leitura por ser extremamente rápida.
As ilustrações são cruas, porém bastante expressivas.
Uma narrativa direta e sem rodeios, porém do meio para frente o tom da narrativa se altera e passa a ser como uma lembrança, sendo que inicialmente era no tempo presente. Isso me deixou um pouco confusa no que se refere ao tempo do livro.

Crítica:
Não se deixe enganar pela capa de aparência inocente e infantil, as ilustrações e frase abortam temas bastante polêmicos e complexos. A forma como o escritor as coloca é completamente direta e objetiva. Um linguajar duro, sem rodeios.
Não me recordo se no passado li alguma obra de um autor Francês, e me pergunto se é isso pode ser um estilo cultural, mas acredito que não.
Achei interessante que o escritor já deixa clara sua proposta e seu estilo no comecinho do livro quando mostra Lucille se masturbando, digo mostra por ter desenho.
Por ser um Graphic Novel com poucos diálogos e muitas ilustrações ele abordou os temas propostos de forma bastante completa e clara.
O que me desagradou demais foi chegar na última página e ler "Fim da primeira parte". Como assim, isso não se faz, pois fui procurar a continuação do livro, Renée foi publicado na França em 2010 ainda sem previsão de publicação no Brasil, então tá né.
Gostei do livro e recomendo para os leitores de mente aberta.

Conheça o livro:


E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta