#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Para Sempre

29 de fevereiro de 2012

Título Original: The Vow
Gênero: Romance
Autor: Kim e Krickitt Carpenter
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 144
Nota pessoal: 2

Depois de ver o trailer do filme que foi baseado neste livro simplesmente enlouqueci e a espera pela chegada deste livro foi de muita ansiedade e ao receber uma completa decepção.

Sinopse:
Imagine se o amor da sua vida simplesmente esquecesse de todos momentos em que viveram juntos. O namoro, o noivado e o casamento fossem lembranças dolorosas para você pelo simples fato de a outra metade não se lembrar de absolutamente nada. Será que é possível conquistar a mesma pessoa duas vezes? Algumas memórias perdidas mudam o caráter e a personalidade do ser humano?

Sobre a estrutura do livro:
Como todos os livros da Novo Conceito ele é leve e com uma diagramação muito bem feita. A capa usada é o poster do filme, porém como gosto muito dos atores não me incomodou, mas em geral não gosto de capas neste estilo.
A narrativa é crua, um relato sem emoção e detalhes.

Crítica:
Sei que serei alvo de críticas, mas este livro foi uma das maiores decepções literárias dos últimos tempos.
Ok, foi minha culpa criar tanta expectativa em cima do trailer, mas é que estamos cercados de ótimos filmes com livros maravilhosos. Também foi minha culpa achar que encontraria um romance estilo Nicholas Sparks mesmo sabendo que o livro era auto biográfico.
Mas ainda assim, o fato de o livro ter sido escrito pelo casal (pelo menos é o que diz na capa) me pareceu na realidade mais um desabafo resumido do marido ao invés de um relato do casal contanto sua história e de como superaram tudo.
Na verdade o livro é contado de forma rápida e desprovida de detalhes fazendo com que o leitor não consiga se aprofundar nos sentimentos dos personagens. A forma como é descrito o acidente é mais detalhada do que todo o resto, mas ainda assim é pobre.
Para que vocês tenham uma ideia de como não estou exagerando, no primeiro capítulo eles se conhecem, namoram, noivam e casam. Vocês conseguem criar uma conexão com os personagens em um único capítulo? Pois eu não consigo.
Outro ponto esquisito é que o autor comenta sobre acontecimentos aos quais ele não estava presente o que fica completamente fora de contexto.
Em resumo o livro é literalmente um resumo mal escrito, que poderia ter sido muito melhor explorado e desenvolvido.
Apesar de tudo história do casal é linda e poderia ser emocionante se houvesse contato com os personagens e uma apresentação melhor dos fatos.
Desculpem a transparência explícita, mas a história prometia algo que o livro não conseguiu cumprir.

Trailer
Apesar da grande decepção com o livro o filme parece usar somente a essência da história original então continuo muito afim de assistir, porém com o nível de ansiedade bastante reduzido.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta