#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Temor do Sábio

20 de abril de 2012


Título Original: The Wise Man´s Fear
Gênero: Aventura
Autor: Patrick Rothfuss
Ano: 2011
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 960
Nota pessoal: 5

Alguém teria uma máquina do tempo para emprestar? Assim já posso providenciar minha leitura da continuação de A Crônica do Matador do Rei e ser feliz.
Atenção: Se você ainda não leu O Nome do Vento esta esperando o que?

Sinopse:
Durante o segundo dia de narrativa de sua história Kvothe nos apresenta sua vida na Universidade, assim como a continuidade em sua busca pelo Chandriano, e a tentativa de seu amigo Threipe em achar-lhe um mecenas adequado.

Personagem favorito:
Nada mudou, meus personagens favoritos continuam os mesmos. Apesar da inclusão de novos personagens no decorrer do livro não senti empatia com estes. Auri continua sendo minha favoritíssima seguindo pelos amigos de Kvothe, Sim e Wil e claro o mestre Elodin. Ok, Feila ganhou mais minha afeição após alguns acontecimentos.

Sobre a estrutura do livro:
Não posso deixar de mencionar a arte das capas, o Marc Simonetti ganhou o meu respeito, suas capas são obras de arte a serem apreciadas. Além do que ele tem o dom de transmitir aspecto de livros antigos, o que nos faz viajar no tempo.
Já no que se refere a impressão e acabamento devo dizer que quase fico incapacitada de escrever esta resenha devido a uma crise de bursite, no duro este livro é pesado demais, carregar 1,2 kg pra cima e pra baixo não é uma tarefa agradável, ainda mais por se tratar de um livro que, para a maioria das pessoas, remete a uma leitura mais lenta devido as suas 960 páginas e ao tamanho das letras.
No mais encontrei alguns erros sutis que não têm grande relevância.

Citações que me chamaram a atenção:
Separar algumas citações desta série chega a ser uma grande desfeita para com as demais. Esta série tem diversas citações que fazem o leitor parar a refletir. Já levei inúmeras delas para dormir comigo de tão fixo que elas ficaram em minha mente. Mas ainda assim preciso destacar algumas.
“Portanto, sim, ele tinha suas falhas, mas que importância tem isso, quando se trata de questões do coração? Amamos aquilo que amamos. A razão não entra nisso. Sob muitos aspectos, o amor insensato é o mais verdadeiro. Qualquer um pode amar uma coisa por causa de. É tão fácil quanto pôr um vintém no bolso. Mas amar algo apesar de, conhecer suas falhas e amá-las também, isso é raro, puro e perfeito.”
Fonte: página 58
“E daí que isso significasse ela não ser inteiramente minha? Eu seria aquele para quem ela sempre poderia voltar, sem medo de recriminação nem de perguntas. Assim, não tentava conquistá-la e me contentava em jogar uma bela partida.”
Fonte: página 457
“... Pense o que quiser sobre gerar filhos. Acredite em demônios. Reze para uma cabra. Desde que não me machuque, porque eu haveria de me incomodar?”
Fonte: página 813

Crítica:
O que dizer deste livro? Se O Nome do Vento foi maravilhoso este foi ao quadrado, no mínimo.
Para começar Patrick Rothfuss é definitivamente um contador de histórias. Incrível como ele sabe a hora certa de colocar mais ação, drama, tensão, etc. Neste livro não houve momento nenhum que me senti entediada, quando isso se aproximava ele simplesmente me surpreendia com uma dose de ação ou até mesmo uma história engraçada. O fato de ele ser um exímio contador de histórias é mais do que comprovado quando são feitas a introdução de histórias secundárias narradas pelos próprios personagens, até estas são gostosas e bem escritas.
Simplesmente não tenho palavras à altura para descrever o quão maravilhosa é esta série.
Quando a Ju, Caraminholas de JP, disse que esta série explode o cérebro ficava imaginando algo mirabolante (este é um grande problema de não ler sinopses), mas então, agora terminado o segundo livro, percebo que na verdade ele explode seu cérebro de tão bem escrito. Mesmo que se tente encontrar um defeito acho que a pessoa simplesmente morre tentando (pode ser que este não seja o literal sentido que a Ju tentou expressar, mas foi como identifiquei).
Agora tenho um pedido a fazer, preciso aprender adêmico e ylliche, alguém me ensina?
Confesso que senti uma agonia extrema durante o período em que Kvothe passou na companhia de Feluriana, personagens cercados por borboletas e mariposas não são nada agradáveis (inclusive lembrou muito o ambiente que frequentei durante a leitura de metade do livro).
Apesar das aventuras decorridas nestas 960 páginas devo dizer que minhas favoritas continuam sendo seu regresso à Universidade. Não tem nada mais divertido do que as aulas com o Nomeador-Mor, mais prazeroso do que as brincadeiras dos amigos Simmon e Wilem e mais belo do que as conversas e presentes trocados entre Kvothe e Auri.
E pela primeira vez no mundo literário não sinto qualquer empatia pelo par romântico do protagonista. Não suporto a Denna e sinceramente estou ansiosa pelo momento em que ele se descobrirá apaixonado por outra pessoa, sempre sonho que seja Auri, mas tudo bem sei que é desejar demais. Na verdade gostaria de ver ele com qualquer pessoa que não Denna. Ainda assim tenho que concordar que os sentimentos dele por ela são lindos, acho que por isso fico com raiva (e um pouquinho de inveja também).
Ao terminar o segundo livro tenho o sentimento de que somente três livros, mesmo que gigantes, não serão o suficiente para contar tudo o que tem para ser contado, existem muitas pontas soltas, muitas perguntas sem respostas e muita coisa para acontecer, então Patrick Rothfuss trate de anunciar que a série é de mais livros, obrigada. Sim, vocês não estão ficando loucos estou pedindo por uma longa série. Se o livro é bom não me importo com o tamanho e com a quantidade de volumes.
Vou parar por aqui porque simplesmente não tenho mais o que dizer sem revelar spoilers comprometedores.
Quanto a minha recomendação só digo aos que não leram uma coisa. Vocês não sabem o que estão perdendo.

Nota: Sou a única leitora desta série que para para escutar o vento?


Booktrailer
Mas só acho booktrailer desta série em espanhol, que coisa mais chata.


Para conferir a resenha do livro anterior basta clicar na capa abaixo:

E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queriam adicionar na estante do Skoob basta clicar na capa do livro no início do post.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta