#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Circo da Noite

16 de maio de 2012


Título Original: The Night Circus
Gênero: Fantasia
Autor: Erin Morgenstern
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 368
Nota pessoal: 3

Sinopse:
Uma vida em um circo, um desafio predestinado, corações sem amor, um mundo de ilusões, sejam todos bem vindos ao Circo da Noite.

Personagem favorito:
Apesar de os personagens terem características bem definidas suas histórias são muito superficiais, esta falta de profundidade nos personagens fez com que eu não criasse elos de afetividade.
Os que mais me encantaram foram os gêmeos Murray, mas acredito que pelo fato de eles terem nascido durante a narrativa e então podemos acompanhar a evolução dos personagens e entender suas habilidades, mas fora isso não me afeiçoei a mais nenhum personagem, mesmo Marco sendo misterioso e sedutor, ainda é muito superficial.

Citações que me chamaram a atenção:
“Só que o navio é feito de livros, as velas são milhares de páginas sobrepostas, e o mar em que navega é de tinta preta e densa.”
Fonte: página 250

Sobre a estrutura do livro:
O livro é um encanto só, com uma capa linda, uma diagramação muitíssimo bem estruturada e as divisões das partes, assim como as citações a respeito do circo são um encanto a parte.
Os capítulos são curtos e muito bem divididos. Porém a flutuação no tempo pode causar certo desconforto durante a leitura, afinal o fato de não ser linear faz com que o leitor tenha que construir uma linha do tempo mental para saber o que esta antes e depois daquele capítulo.

Crítica:
Durante a leitura senti como se estivesse acompanhando um misto de Cirque du Soleil com A Fantástica Fabrica de Chocolate somado à X-Men e uma pitada de Alice no País das Maravilhas, foi impossível deixar de associar.
Achei interessante a relação do circo em branco e preto para sinalizar a disputa do casal, uma mensagem clara, porém sutil.
O livro inicialmente apresentou uma proposta que não foi seguida, imaginei algo com mais ação e emoção e não foi o que recebi. Comecei a realmente me interessar pelo livro por volta da página 200, depois de passada mais da metade do livro, mas a esta altura eu já havia criado uma nova visão do livro que não tinha mais relação com uma disputa e sim um circo de mistérios.
Tudo é muito superficial, não temos um aprofundamento sobre o tema do desafio ou até mesmo do surgimento do circo, em um momento existe a ideia de se fazer um circo noturno e em outro ele esta em pleno funcionamento.
O livro tem uma proposta boa, mas não temos o resultado que esperamos pela sinopse da orelha e sim algo mais morno e sem tanto encanto.
Um ponto que me deixou de certa forma incomodada durante a leitura é que a narrativa dele é muito atual, não parece que estamos falando de pessoas que viveram a mais de 100 anos atrás e sim de algo que se passa no século XXI, os diálogos são todos descontraídos e sem qualquer formalidade que encontramos nas histórias que se passam entre 1870 e 1900 o que não combinou. Em minha opinião por mais que a narrativa fosse atual para não se tornar cansativa, os diálogos deveriam seguir o que era utilizado na época, onde tudo acontecia com formalidade demasiada, até mesmo entre as pessoas mais íntimas, mesmo em se tratando de um cenário fictício, isso daria mais realidade ao livro.
Ao terminar a leitura me senti com diversas perguntas mal respondidas. A origem do desafio tem uma explicação superficial e banal, os poderes e toda a magia que cerca o circo não tem uma definição muito bem elaborada, o desfecho me fez voltar a ser criança, aquelas perguntas que fazemos aos nossos pais e eles sem saber explicar em detalhes respondem apenas “porque sim filha”.
Acho que o livro tem potencial, mas precisava de pelo menos mais umas cem páginas para poder ser melhor. Apesar dos pesares me diverti durante a leitura o que traz um ponto bastante positivo para o livro que mesmo sendo um tanto superficial conseguiu entreter ao ponto de me fazer levar a leitura até o fim.
Recomendo o livro, ele tem uma boa proposta e uma história interessante.

Booktrailer
E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL