#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Diário de Suzana para Nicolas

18 de julho de 2012


Título Original: Suzanne's diary for Nicholas
Gênero: Drama Romantico
Autor: James Patterson
Ano: 2011
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 233
Nota pessoal: 4

Quando escolhi este livro pensei que fosse mais um livro no estilo O Diário de uma Paixão, mas apesar de ter alguns aspectos similares ele não tem o mesmo percurso. Terminei este livro junto a uma caixa de bombons e olhos inchados.


Sinopse:
Após ser abandonada por seu namorado Katie recebe um pacote inesperado contendo um diário. Ao perceber que este foi enviado pelo agora ex-namorado fica na dúvida se deve ler. Quando descobre que na verdade o diário não é dele nem para ele e sim que foi escrito por Suzana para seu filho Nicolas, respectivamente esposa e filho de seu ex-namorado Matt. Através deste diário ela busca respostas para o fim de sua relação.

Personagem favorito:
Incrível como me apaixonei por todos os personagens, a descrição calorosa e detalhada do escritor torna cada um deles interessantes ao seu modo. Matt é impossível de não se apaixonar. Suzana é um doce de mulher que seria melhor amiga de qualquer pessoa. Nicolas é uma criança linda. Jean é uma senhora inteligente e divertira que lembrou muito minha vovó. E claro Kate é forte e determinada.

Citações que me chamaram a atenção:
"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você esta mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez."
Fonte: página 23
"Acho que não gosto muito de falar sobre coisas tristes. Agora você conhece o meu defeito. Qual é a vantagem de conversar sobre tristezas do passado?"
Fonte: 76
"...O amor entre duas pessoas pode durar muito tempo quando elas amam a si mesmas e estão prontas para dar amor a outra pessoa."
Fonte: página 118

Sobre a estrutura do livro:
A capa do livro não transmite sua essência, somente o cenário onde acontece a maior parte dos acontecimentos.
A narrativa é fluída e envolvente, devorei o livro em uma tarde sem perceber.
Os personagens são fortes e bem definidos, tão carismáticos que não tem como se envolver com cada um deles.
No começo senti falta de referências de datas durante as passagens do diário, mas logo entendi o motivo, apesar que acabou tornando parte do desfecho um tanto óbvia mas não menos emocionante e intensa.

Crítica:
Eu amei o livro, tirando o fato de ter sido um bastante previsível eu me envolvi do começo ao fim e não conseguia parar de ler.
Acho que nunca chorei tanto de soluçar com um único livro, por ser previsível eu já começava a chorar antes mesmo de ler o que tinha acontecido, mas a narrativa era tão envolvente assim como o enredo que eu chorava mais ainda quando as coisas se desenrolavam, apesar de 80% do livro ter sido previsível os outros 20 me pegaram desprevenida e me afoguei em lágrimas.
Assim como eu, quem gosta dos livros do Nicholas Sparks vai simplesmente amar este livro.
O livro só não levou uma nota cinco por causa do final que não senti tanta emoção, o começo do livro é muito bom o meio é completamente intenso e o fim achei que deixou um pouco a desejar, esperava mais calor, mais emoção, tá bom vou assumir, queria mais lágrimas. Mas não é um final ruim mas não tem tanto sentimento.
Não tenho muito o que falar do livro, a não ser que ele é lindo e de chorar horrores, ainda estou anestesiada. É um livro recheado de uma linda história de amor.
Super recomendo para quem gosta de um romance super envolvente e bem escrito, e com uma generosa dose de drama, é claro.

O livro foi adaptado pela emissora CBS em 2005, mais informações aqui. Confira o trailer abaixo:

Trailer
Pelo que percebi pelo trailer ele esta longe de ser tão lindo quanto o livro. O livro não tem dramas voltados para brigas, discussões, etc o que aparece muito no trailer e este ponto eu já não gostei. Em breve tem resenha no blog.

E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queriam adicionar na estante do Skoob basta clicar na capa do livro no início do post.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta