#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: A Profecia

22 de agosto de 2012


Título Original: The Omen
Gênero: Terror
Autor: David Seltzer
Ano: 1976
Editora: Record
Número de páginas: 204
Nota pessoal: 3

Desafio Literário do mês de Agosto foi pesado, o tema Terror me abriu um leque de possibilidades, acabei optando pelo livro que deu origem a um dos meus filmes favoritos do gênero.

Sinopse:
Thorn é um homem apaixonado, seu maior desejo é fazer sua esposa a mulher mais feliz do mundo, mas depois de tentarem ter um filho com resultados insatisfatórios ele vê a chance de uma possível ruína de seu casamento quando descobre que a única gestação que a esposa conseguiu levar até o fim resultou em um bebê que veio a falecer após seu primeiro suspiro. Mas o padre do hospital lhe dá uma chance de mudar sua história, oferecendo uma criança que nasceu no mesmo momento que seu falecido filho e que perdeu a mãe após o parto. Em uma atitude inesperada Thorn adota a criança com sua, sem saber que estava adotando um enviado das trevas.

Citações que me chamaram a atenção:
"... e sobre a Terra andará o Messias do Mal, o filho de Satã sob forma humana, gerado pelo estupro de uma besta de quatro patas. E enquanto Cristo irá disseminar amor e bondade, o Anticristo irá disseminar o ódio e o medo... recebendo suas ordens diretamente do inferno."
Fonte: página 142

Crítica:
O livro não é daqueles de tirar o sono, mas ainda assim é um bom livro de terror, ainda acho que o apelo visual nestas horas é muito melhor do que a leitura. Mas também pode ser o fato de eu ter assistido a trilogia quando eu tinha meus 14 anos e me impressionava com mais facilidade.
A história é bem construída mas achei que encontraria mais referências religiosas, como estamos acostumados a encontrar quando o assunto é o Demônio, mas não, achei que esta parte foi bastante superficial.
Os personagens também são pouco carismáticos o que não ajuda na hora de uma cena pesada, se os personagens fossem mais carismáticos o impacto seria muito mais intenso.
Achei interessante a abordagem política deste livro, não esperava que houvesse tanto foco neste tema, e fiquei bastante surpresa, foi interessante relacionar um político com um filho emissário do demônio, uma sacada bem inteligente de ironizar os acontecimentos neste meio.

Trailer
O livro foi adaptado para o cinema em 1976 com um cenário bastante clássico e uma trilha sonora do estilo dos filmes de terror que eu sempre gostei.


Em 2006 aconteceu o remake para um lançamento sugestivo em 6/6/6. Este tentando manter o mesmo cenário, se tornou um completo fiasco.



E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta