#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Fifty Shades of Darker

1 de agosto de 2012


Título Original: Fifty Shades of Darker
Gênero: Romance Erótico
Autor: E. L. James
Ano: 2011
Editora: Vintage
Número de páginas: 534
Nota pessoal: 3
Indicação: Leitura para maiores de 18 anos

Uma série que esta revolucionando o mundo literário e finalmente chegou ao Brasil publicada pela Editora Intrínseca.
IMPORTANTE: Se você ainda não leu o primeiro livro da série Fifty Shades of Grey (Cinquenta tons de Cinza) recomendo não ler a Sinopse, vá para o próximo item.

Sinopse
Anastasia Steele entra em depressão após abandonar Christian Grey, porém este afastamento não dura muito tempo. Após Mr. Grey oferecer uma nova proposta para a relação deles, esta sem contrato e sem regras os dois resolvem tentar, acontece que o passado de Grey passa a assombrar o casal e com isso Ana descobre o quão perturbada é a vida de seu amado.

Personagem favorito:
Que decepção que foi o Mr. Grey neste livro. Não 100% mas ainda assim não esperava que ele mudasse tanto por conta de um único evento.

Citações que me chamaram a atenção:
Das que posso compartilhar e que mantém o padrão do livro anterior.
"I flush, and my inner goddess grabs a rose between her teeth and starts to tango."
Fonte: página 244

Crítica:
Depois de ler o primeiro livro e ficar encantada com todo o seu contexto estava ansiosa para dar continuidade na leitura, ainda assim fiz uma pausa para cuidar das minhas obrigações literárias, o que foi muito bom porque acalmei um pouco os ânimos e com isso minha decepção com o segundo livro da série teve um impacto menor.
Apesar de algumas das mudanças serem aceitáveis ainda assim foram exageradas. A própria escritora demonstra no livro que as mudanças foram bruscas demais, o que dá um ponto a favor ao livro, mas ainda assim não gostei do resultado.
Mr. Grey esta romântico demais, este é um livro melado e proibido para diabéticos.
O que me deixou mais chateada ainda é que ele tinha potencial para ser um livro fantástico e muito melhor do que seu antecessor, afinal agora existe toda uma trama, o foco poderia ser dividido entro o romance e o suspense dando uma alavancada na história e deixando ainda mais instigante, sexy e irreverente, mas não. A escritora, talvez por falta de experiência pisou no tomate e perdeu a grande oportunidade de escrever um ótimo livro.
Como não sou a favor de spoilers então fica um pouco difícil de elucidar o meu descontentamento com este livro, mas o que posso dizer é que a mudança de comportamento do protagonista é exagerada e inaceitável, ninguém muda da água para o vinho em uma semana ainda mais uma pessoa com o histórico como o dele, completamente perturbado mentalmente. Foi difícil de engolir e processar.
A escritora romantizou demais a história, talvez para agradar o público feminino mais romântico e acabou por estragar tudo o que ela criou com o primeiro livro. Acredito que as leitoras mais conservadoras vão dizer que estou exagerando e que este livro é infinitamente melhor do que o anterior, mas para mim foi puro excesso de romantismo e desenho do homem lindo e proibido se tornando no homem perfeito.
Muitas cenas de sexo foram cortadas, justamente por se manterem no tradicional a escritora se limitou a comentá-los de forma superficial. O que me faz acreditar que a escritora sabia o que estava fazendo, justamente por ela deixar tudo tão claro, é mais difícil ainda de entender e aceitar o motivo da mudança.
Este livro foca mais no amor possessivo e controlador e em distúrbios psicológicos. E é isso que torna o livro interessante e intrigante.
Ainda assim, apesar da minha frustração o livro esta bom e bem escrito, só que poderia ter sido infinitamente melhor. Ainda assim recomendo, afinal acredito que muitas pessoas vão gostar muito mais deste livro do que eu.
Apesar de tudo o gancho deixado por este livro me deixou com grandes expectativas para sua continuação, espero não me decepcionar novamente.

Este é o segundo livro da série Fifty Shades, para conferir a resenha do livro anterior basta clicar na capa abaixo:

E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta