#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Segundo Suspiro

8 de agosto de 2012


Título Original: Le second souffle suivi du Diable gardien
Gênero: Drama/Biografia
Autor: Philippe Pozzo Di Borgo
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 232
Nota pessoal: 3

Histórias baseadas em fatos reais são em geral um balde de água fria para aqueles que reclamam da vida que tem. E este livro não foi diferente.

Sinopse:
Philipe Pozzo era um executivo de sucesso que após um acidente de parapente vê sua vida mudar bruscamente. Um homem independente com uma esposa devota passa a viver cercado de cuidados ao se tornar um paraplégico, com isso tem que se adaptar a vida de dependência, dores, sofrimento e novas descobertas.

Personagem favorito:
Béatrice com sua garra e amor à vida e ao marido, encanta a cada citação apresentada sobre ela.

Citações que me chamaram a atenção:
"Toque retal: de manhã, a primeira etapa, após esvaziarem meu saco de urina, é me colocarem de lado, passarem uma toalha úmida, untarem de creme o dedo indicador e enfiarem-no lá onde vocês sabem. Nasci com o cu virado para a lua, mas neste ponto, elas realmente abusam."
Fonte: página 27

Sobre a estrutura do livro:
O livro tem uma narrativa cativante, por se tratar de uma história triste de vida ele mostra muitos pontos de forma divertida, descontraída e bastante sarcástica.

Crítica:
Por ser um livro que conta a história de uma pessoa que sofreu uma grande tragédia em sua vida, ainda mais sabendo que não trata-se de uma fantasia e sim um fato, o livro acabou me deixando um tanto deprimida durante a leitura, o fato de ele ter uma narrativa bastante despojada e com um sarcasmo ácido ajudou a amenizar um pouco o efeito de sua história.
Como todo livro sobre superação este também trata sobre a fé em Deus, coisa que, me desculpem os crentes (aqueles que creem e não os evangélicos, claro), eu não acredito. Para aqueles que não sabem, antes que me julguem, sou ateísta e consequentemente não acredito em Deus, logo quando existe este assunto em pauta em um livro eu acabo desanimando um pouco durante a leitura. Mas ainda assim não é nada recheado de devoção, o que garantiu minha apreciação com o livro.
A história de Philipp é muito triste e sofrida, porém o foco do livro é sobre suas relações com a esposa e seu cuidador.
Embora o trailer do filme assim como a sinopse do livro (versão impressa, não a que esta acima) passe a sensação de que o foco será na relação de amizade entre o escritor e seu guardião achei isso um tanto superficial. Esperava que a narrativa fosse mais intensa sobre a amizade deles, contando diversos acontecimentos, mas tudo foi narrado de forma rápida e sem profundidade. Sequer consegui criar uma conexão com o cuidador, diferente do que acontece com a esposa do escritor, esta sim foi narrada com propriedade e cuidado.
Este é um livro rápido e com uma narrativa fluída e descontraída. Mesmo em se tratando de um drama temos muitas passagens engraçadas o que dá maior graça ao livro. Assim como todos os livros do gênero, este também faz o leitor refletir sobre a vida.
É uma leitura que vale a pena, mas não é um dos melhores livros biográficos que já li. Recomendo.

Este livro deu origem ao filme Intocáveis, que deve estrear em breve nos cinemas brasileiros. Confira o trailer abaixo:


E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta