#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Abraham Lincoln Caçador de Vampiros

12 de setembro de 2012


Título Original: Abraham Lincoln Vampire Hunter
Gênero: Literatura Fantástica
Autor: Seth Grahame-Smith
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 330
Nota pessoal: 4


Sinopse:
Um homem, um mito que além de presidir uma nação ainda usava suas habilidades adquiridas na infância para caçar vampiros.

Personagem favorito:
Nem preciso dizer que era o Abe, sua história de vida já encanta e ele não precisava ter sua vida misturada em fantasia para se tornar interessante, mas foi muito prazeroso conferir.
Já Henry também merece ser mencionado, adorei sua postura com relação aos acontecimentos sempre deixando a fantasia com mais toque de realidade.

Citações que me chamaram a atenção:
"Algumas pessoas, Abraham, são interessantes demais para serem mortas."
Fonte: página 79
"Só os mortos viram o fim da guerra."
Fonte: página 298

Crítica:
Achei fantástica a ideia do escritor de misturar história com fantasia o que traz mais ar de realidade para tudo o que é narrado. Foi interessante ler um livro com esta abordagem, porque os personagens já estão construídos em nossas mentes então não precisamos criá-los, apenas conectar os nomes com os rostos dos nossos livros de história.
A apresentação do livro encanta o leitor, uma vez que é escrito de forma a parecer uma biografia, dando assim mais veracidade aos fatos narrados.
Fiquei encantada com todo o livro, desde a construção dos personagens, adaptação dos fatos históricos com os elementos fantásticos, as relações entre os personagens criados e as pessoas da história do mundo, e claro toda a amarração feita para que o livro desse certo.
Pode ser inocência da minha parte mas acho que construir um livro de fantasia do zero é infinitamente mais fácil, afinal tudo é possível e a imaginação é o limite. Já um livro que tem toda uma base histórica por trás me passa a impressão de ser muito mais difícil de colocar elementos sobrenaturais e ainda assim deixar com que a história ainda pareça crível, e o escritor conseguiu isso, o que me fez admirá-lo e até mesmo ficar curiosa para conhecer Orgulho e Preconceito e Zumbis.
Um outro ponto que favorece muito a obra é justamente apresentar a história aos leitores. Por mais que ele a tenha misturado com fantasia, ainda assim esta permanece muito presente, e pode levar o interesse para aqueles que se sentem completamente entediados ao ler um livro biográfico de uma figura que ajudou a construir a história de uma nação. Afinal o livro traz a curiosidade de saber o que é fato e o que é fantasia.
O próprio escritor deixa claro seu propósito quando cita diversas vezes a mesma frase no livro "Algumas pessoas são interessantes demais para serem mortas" e com isso ele reviveu um dos maiores ícones da história dos Estados Unidos de forma encantadora.
Estou bastante satisfeita por ter priorizado este livro na minha lista de leituras, valeu muito a pena, ainda mais porque consegui a minha tão sonhada capa original. Super recomendo o livro e espero conferir o filme ainda no final de semana.

Trailer
O livro foi adaptado para o cinema e produzido por ninguém menos que Tim Burton. Confiram o trailer a seguir.
Por uma ironia do destino não consegui conferir na semana de estreia, mas semana que vem, se o cosmos não conspirar contra minha pessoa, tem resenha aqui no blog.

E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta