#VocêTemUmaMenteMilionária

Filmes: Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros

17 de setembro de 2012


Título Original: Abraham Lincoln Vampire Hunter
Gênero: Ação
Ano: 2012
Duração: 105 minutos
Site Oficial: http://www.ablincolncacadordevampiros.com.br/
Nota pessoal: 3


Sinopse
Após perder sua mãe Abraham Lincoln nutriu o desejo de vingança de tirar a vida daquele que causou sua morte, porém a pedido do pai este guarda este desejo. Após a morte de seu pai, Abe não se vê mais na obrigação de manter sua promessa e vai atrás do assassino, porém descobre que este é um vampiro e que matá-lo irá exigir preparo, treino e conhecimento sobre os seres das trevas.


Crítica:
Acho que só pela sinopse já dá para perceber a GRANDE diferença entre o livro e o filme.
Mas antes de escrever sobre o que achei do livro quero deixar bem claro que não sou dessas que acha que uma adaptação para o cinema deve ser igual ao livro, mas também sou daquelas que acha que a por mais que hajam alterações estas não podem mudar o contexto e a mensagem da história a ser contada.
Um ponto que me atraiu demais no livro foi a realidade dos fatos que não é o que vemos no filme. A história de Abraham Lincoln foi bastante alterada e o toque de fantasia foi mais do que exagerado.
Gosto muito de efeitos especiais, visuais e tudo o mais que o século XXI tem a nos oferecer, mas as vezes acho que os produtores pecam no exagero de tentar fazer algo super diferente que acaba por perder qualquer senso de realidade.
O filme foi completamente focado na fantasia e não na história que deu origem a ela, o que perde o sentido de ter um personagem tão grandioso e acaba por tornar um filme mais do mesmo. Afinal a forma como foi produzido tanto faz se o personagem principal foi um dos presidentes dos Estados Unidos ou uma pessoa X, uma vez que toda sua trajetória ficou camuflada e completamente em segundo plano.
Também não vou desmerecer assim a produção, o filme tem sim efeitos muito legais, a maquiagem usada no ator principal foi muito bem feita, mas ainda assim cenas como a debandada dos cavalos e do trem (quem assistiu vai me entender) foram bastante exageradas, ficando nítido de que nada mais é do que uma generosa dose de computação gráfica com zero de realidade.
Sou daquelas amantes de cinema que gosta de ver os atores em ação, se for para ver produção de computador eu assisto animação. Gosto de ver que a qualidade das atuações, o poder que só a sétima arte consegue trazer para deixar tudo mais real e crível.
Não posso dizer que o filme é ruim, mas não foi nada do que eu esperava o que o caracterizou como um filme nada diferente de qualquer outro de vampiros já vistos anteriormente. Se é para recomendar prefiro fazê-lo com o livro que é muito mais rico e vale muito mais apena.

Este filme é adaptação da obra de Seth Grahame-Smith publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2010. Confira a resenha clicando na capa do livro abaixo.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL