#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Os Deixados para Trás

28 de setembro de 2012


Título Original: The Leftovers
Gênero: Drama
Autor: Tom Perrotta
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Nota pessoal: 2


Sinopse:
O dia 14 de Outubro ficará marcado para aqueles que foram Deixados para Trás. Seriam estes renegados por Deus? Uma população desconsolada pela ausência daqueles que foram levados e a sensação devastadora de terem sido deixados para trás.

Citações que me chamaram a atenção:
"Sou só humana, disse para si. Não há espaço suficiente para todo mundo no meu coração."
"Só que algumas pessoas demoravam mais do que as outras para se dar conta de como precisamos de poucas palavras para existir e quanta coisa na vida é possível negociar em silêncio."
Fonte: página 108

Crítica:
Eu PRECISO comentar sobre a textura da capa, passei mais tempo alisando a capa do que lendo o livro, que textura deliciosa (não deixe de passar a mão você também).
Agora vamos ao livro...
Diversas histórias entrelaçadas me agrada mais em um filme do que em um livro, principalmente no momento em que resolvi ler este livro, visto que estou atolada de trabalho, cabeça cheia, por isso encontrei certa dificuldade em relacionar os personagens o que acabou tornando a leitura bastante cansativa.
A proposta do livro é boa, mostrar a reação das pessoas diante uma catástrofe coletiva, o livro comenta uma que todos pudemos acompanhar, o famigerado 11 de Setembro (que inclusive acabou de fazer "aniversário"), e até que ponto as pessoas se afundam na depressão, no fanatismo religioso e se tornam dependentes de pessoas que passaram pela mesma situação. Mas devo admitir que fiquei um tanto frustrada ao constatar que a abordagem do livro seria para o lado humano, esperava que fosse algo mais relacionado com ficção científica (eu e este meu péssimo hábito de não ler sinopses).
Talvez esta mudança de cenário, o que eu tinha em mente X o real, fez com que eu não gostasse tanto do livro, afinal são situações completamente diferentes e incomparáveis e por isso sinto que posso estar prejudicando a avaliação do livro, então que fique bem claro que a nota atribuída é referente ao que ele significou para mim afinal o livro não é ruim, muito pelo contrário, só não era o que eu esperava encontrar e acabei me sentindo um pouco frustrada por conta disso, o que não descarateriza a qualidade do livro.
Não tenho dúvida de que o escritor pesquisou muito sobre o comportamento humano, o livro é cheio de detalhes e muito bem construído, mostrando os extremos de cada estilo de comportamento. Além disso os personagens são bem apresentados, com personalidade marcante e inabalável, mas ainda assim nenhum deles me conquistou ou me fizeram ter qualquer tipo de emoção.
O cenário apresentado é o de uma civilização em processo de reconstrução que tenta se ajustar aos novos padrões. Porém esperava que houvesse uma abordagem mais aprofundada no tema do desaparecimento repentino das pessoas, e não somente a suposição do "Arrebatamento", o foco foi muito naqueles que ficaram, sei que o livro chama-se Os Deixados para trás mas era sobre isso que eu queria ler, com isso acabei me frustrando bastante ao concluir a leitura. Esta que, para mim, foi uma leitura cansativa e desgastante, como mencionei acima, talvez o momento para o livro não fosse este, afinal ele é muito bem escrito, mas infelizmente não agradou e tenho plena consciência de que isso se deu principalmente por eu ter criado expectativas voltadas para uma abordagem completamente oposta ao livro.

Capa alternativa

E vocês o que acharam? Se interessaram pelo livro? Caso queria adicionar na sua estante do Skoob basta clicar na capa do livro acima.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta