#VocêTemUmaMenteMilionária

Filmes: O Gângster

26 de novembro de 2012


Título Original: American Gangster
Gênero: Drama
Ano: 2007
Duração: 158 minutos
Nota pessoal: 4

Recebi a indicação deste filme de uma turma de colegas do trabalho e fiquei extremamente curiosa para assistir, afinal não entendo como um filme de Denzel Washington, Russell Crowe e Cuba Gooding Jr. pode passar desapercebido em minha vida.

Sinopse
Após a morte de 'Bumpy', um grande mafioso da década de 1960, Frank Lucas resolveu assumir o comando da máfia italiana, sendo o negro mais influente no mercado de narcóticos da Carolina do Norte com a comercialização de uma nova classe de heroína, esta muito mais pura do que as concorrentes e com um preço muito inferior. Suas estratégias de negociação e lideranças são bastante minuciosas causando grande dificuldade de a polícia identificar o 'cabeça' da organização.


Crítica:
Ainda estou em choque por não ter sabido deste filme antes. Quando descobri que era baseado em fatos reais fiquei ainda mais empolgada para assistir, visto que, em geral, os personagens retratados por Denzel Washington são sempre fantásticos.
O filme tem uma sacada bastante óbvia quando mostra a vida de Frank em paralelo com a do policial Richie, pois sabemos que em algum momento a vida dos dois irá se cruzar para gerar a reviravolta.
Confesso que não sabia da existência de negros na máfia, e fiquei bastante curiosa para conhecer mais da história, afinal sempre achei que os cabeças da máfia foram os italianos do início ao fim, mas surpresas são sempre bem vindas.
O ritmo do filme é envolvente e recheado de cenas fortes de violência e sangue (tudo o que eu adoro). A trilha sonora é boa, mas devo admitir que fiquei esperando a música clássica do The Godfather (seria pelo menos engraçado). O cenário e a qualidade visual me passaram a impressão de serem trabalhadas para dar a impressão de estarmos assistindo um filme antigo, as maquiagens de Denzel Washington e Russell Crowe estão simplesmente ótimas, até cogitei a hipótese de ter visto a data de lançamento errada no site, devido a todos estes fatores, eu poderia jurar que o filme foi filmado na década de 1990. Além disso a interpretação dos dois é simplesmente incontestável. Fiquei um pouco frustrada ao perceber que a participação do Cuba Gooding Jr. seria muito pequena, afinal acho ele um ator maravilhoso e raramente me decepciono com sua atuação.
Se existe um ponto que considero negativo é o fato de não apresentar os acontecimentos futuros de alguns personagens, primeira coisa que fiz ao terminar de ver o filme (antes de me preparar para escrever) foi buscar na internet informações a respeito, mas tirando isso achei o filme muito bom, envolvente e cheio de reviravoltas.
Para aqueles que também não sabiam da existência deste filme fica minha recomendação. Vale muito a pena conferir.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL