#VocêTemUmaMenteMilionária

Mangá: Início

8 de janeiro de 2013


Bom... a Vivi me instruiu a começar o post com algum tipo bem leve de apresentação! então vejamos...


Meu nome é Artur Lucchi, tenho 19 anos e sou estudante de Desenho Industrial - Design..

Fui convidado pela Srt.Dona do Blog para abordar aqui o tema de Mangás, já que ela mesma admitiu publicamente que nunca encostou em um em toda vida. Comentarei então sobre alguns que acompanho, dividindo minhas opiniões e gostos.


Na esperança de que alguns de vocês, senão a maioria e ao contrário da nossa querida Viviane, já saiba o que é um mangá e pra quem gosta de uma cultura aleatória como eu, transcrevo aqui uma brevíssima definição:

" O mangá [...] é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês.

Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches.

 Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá." 

fonte - Wikipedia \o/

Todos vocês já viram pelo menos um mangá em toda vida, seja um adaptado para TV em formato de Anime, ou aquele dia no num jornaleiro, ou com o sobrinho que não para de falar de Naruto.


Existem diversas coisas interessantes no mundo dos Mangás, uma dessas peculiaridades, e a mais facilmente notada, levada em conta e a que eu usarei como assunto do primeiro post; é de que em sua maioria, eles são lidos ao contrário, ou seja, o que para nós seria a última página torna-se então a primeira página.

Ainda dentro do assunto diagramação a orientação de leitura dos quadros é a oriental, como esquematizado na figura abaixo:


Entretanto, nem todos os mangás são assim diagramados, alguns pouquíssimos são formulados à maneira ocidental de leitura [esquerda para direita] como uma HQ normal.

Como eu disse, muitas outras coisas devem ser levadas em conta durante a leitura de um mangá, o traço, as poses, a movimentação dos personagens e, pra você que como eu não manja absolutamente nada da escrita japonesa, as legendas e notas dos tradutores [rs]. 

MAS sobre alguns destes outros elementos falarei em postagens ainda por vir. 

Assim termino o breve post inaugural da coluna de Mangás do Filmes, Livros & Séries.
Por favor não tenham preguiça de escrever críticas e sugestões e mesmo os mangás que vocês acompanham... 

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta