Livros: Finale


Título Original: Finale
Gênero: Literatura Fantástica
Autor: Becca Fitzpatrick
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 304
Nota pessoal: 3

Sinopse:
Nora agora é uma nefilim, mas não é só isso, ela fez o juramento para comandar todo o exército do Mão Negra, acontece que o plano de seu antecessor e falecido pai biológico era travar uma guerra com os anjos caídos afim de não serem mais submetidos aos seus domínios durante o Cheshvan, e seu namoro do Patch, um anjo caído, coloca sua posição em risco, então juntos eles tem que elaborar um plano que garanta a aceitação de Nora como líder dos nefilins e que não inicie uma guerra contra os anjos caídos.

Personagem favorito:
Patch esta melhor do que nunca neste livro, apesar de ter perdido o estilo bad boy.
A Vee esta mais apagada neste livro o que não gostei muito, acho que todos os que não gostam dela vão adorar, o mesmo aconteceu com Scott o que me deixou bem desgostosa neste ponto.

Citações que me chamaram a atenção:
"... Eu queria poder sentir você da mesma forma que você me sente, mas tenho seu amor. Nada nunca vai ser mais forte que isso. Algumas pessoas passam a vida inteira sem experimentar os sentimentos que você despertou em mim. Não posso reclamar."
Fonte: página 235

Crítica:
Finais de séries são sempre complicados, algumas vezes criamos expectativas que não são atingidas ou então idealizamos um desfecho completamente diferente o qual a escritora resolveu aplicar para a série, acredito que com Hush, Hush não será diferente, muitos irão amar, outros gostar um pouco e outros tantos ficarão frustradíssimos, alguns chegarão a ficar revoltados, mas isso é parte do que somos, seres pensantes que possuem opiniões divergentes então nem sempre será possível agradar a toda uma população.
Finale abordou alguns temas interessantes e o que mais me chamou a atenção foi para o abuso de drogas, confesso que não esperava por uma abordagem como esta e a forma como foi apresentada foi muito interessante, apresentando os conflitos de um usuário iniciante que acredita que sempre terá o domínio, mas ainda assim senti que faltou certa maturidade em alguns pontos.
Ao meu ver o maior pecado cometido pela escritora neste livro foi erro de continuidade, em algumas cenas isso fica muito evidente e me causou certo desconforto, pois passou a impressão de que ela escreveu correndo e não se deu ao trabalho de corrigir estas brechas deixadas (ex: em um momento Dante esta de óculos escuros e Nora não consegue saber o que ele esta sentindo, logo em seguida ela comenta que os olhos dele estão brilhando de excitação, como ela consegue ver através dos óculos de repente eu sinceramente não sei dizer, ou então será que eles saíram voando?), sim são erros banais que não afetam o contexto, mas passa a impressão de descaso e falta de atenção.
Ao terminar o livro fiquei em constante conflito sobre que avaliação aplicar para o último livro da série. Não que eu não tenha gostado, muito menos que eu tenha adorado, então por isso ficou tudo tão complicado. Achei o livro inteiro previsível demais, não houve momento algum que fui surpreendida com determinada reviravolta, pois eram coisas que eu já esperava e acabou que tirou o encanto de um final de série.
Além disso senti muito a falta de apelo emocional, não que não tenha cenas dramáticas, sim existem algumas, mas ainda assim a escritora não conseguiu colocar a emoção necessária de forma que me tocasse, e acredito que muitas pessoas não sentirão a emoção destas determinadas cenas assim como eu, talvez até mesmo pela previsibilidade de tudo, como disse acima.
A escritora conseguiu conquistar por sua narrativa fluída e envolvente, e mesmo sendo um final de série previsível ao extremo não é um final ruim, valeu a pena acompanhar a série até o final, mas o nome que nos remete ao jargão grand finale deixa bastante a desejar, mas claro que recomendo o livro e espero que os fãs da série entendam os motivos pelos quais a avaliação do livro não foi maior.

Booktrailer

Este é o último livro da série Hush, Hush, para conhecer os livros anteriores basta clicar nas capas abaixo:

Curiosidades:
A escritora da série Hush, Hush anunciou em  04 de dezembro que a série será adaptada para os cinemas , os direitos foram adquiridos pelo estúdio LD Entertainment.

O ínicio das filmagens esta previsto para o segundo semestre deste ano, porém o elenco ainda não foi confirmado.

Participo

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

Número de Visitas

Desde 28/12/2010

Proteção de Direitos

myfreecopyright.com registered & protected
O material postado é baseado na minha opinião. Qualquer informação adicional possui referência. Não copiar as informações contidas neste blog sem autorização prévia.