#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Paris versus New York

9 de janeiro de 2013


Título Original: Paris versus New York: a tally of two cities
Gênero: Design
Autor: Vahram Muratyan
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 224

Vahram Muratyan mostra as diferenças de duas das cidades consideradas ícones da moda, tendência e estilo mundialmente de uma forma visual, colorida e muito divertida.

Comentários
Sim, escolhi este livro pela capa e por ser diferente, gosto de arriscar em livros com estilos que não conheço, além disso por ser um livro que compara duas das cidades que tenho loucura para conhecer então porque não? Mas quando ele chegou em casa pensei "estou ferrada para escrever no blog sobre este livro".
Por isso resolvi não atribuir uma nota ao livro, afinal o que tenho para avaliar a não ser o visual? Absolutamente nada, não tenho conhecimento algum de moda, tendências, cultura parisiense e novaiorquina, design e tudo o mais, então fica muito complicado aplicar qualquer avaliação a respeito.
Sendo assim colocarei aqui alguns comentários a respeito das ilustrações que me chamaram mais atenção.
Enquanto os Franceses degustam um café os Novaiorquinos se entopem de café enquanto caminham para o trabalho.
As mulheres em Paris exibem as mãos ao fumar já as Novaiorquinas exibem suas belas e longas unhas.
Já na curtição com os amigos... Paris é puro requinte e glamour, mas Nova York é praticidade e quantidade.
Esta página no livro esta intitulada como "a obsessão" e entendo perfeitamente o porque, também AMO as duas sobremesas e não saberia dizer qual é a minha favorita.
Enquanto as mulheres de Paris usam negro os homens de NY as acompanham na preferência.
Esta foi a comparação que mais gostei, com o título "a romântica".

O livro é todo cheio destas comparações das duas cidades e suas culturas e por algumas delas pude chegar a conclusão de que andar em NY é infinitamente mais fácil do que em Paris, as ilustrações deixam isso muito evidente.
Ainda assim tem muita coisas que, devido ao fato de não conhecer nenhuma das cidades, acabaram por ser superficiais, não a imagem e sim o impacto que me trouxe.
Claro que com o sucesso do blog, e agora do livro, muitas pessoas vão usar como referência e começar a comparar outras cidades, durante algumas pesquisas encontrei comparações de São Paulo e Rio de Janeiro, mas estas estavam muito pobrezinhas e superficiais, já a de Sampa e Buenos, achei que ficou bem bacana, confira aqui.
Em resumo foi uma experiência diferente e interessante, como já disse não tenho qualquer conhecimento para avaliar ou julgar o conteúdo então fica ai minha recomendação, porém esta é moderada para aqueles que tem o interesse em conhecer um pouco das cidades de uma ótica diferente.

Curiosidades:
O livro se deu devido ao enorme sucesso do blog de Vahram Muratyan que iniciou como um meio de comparar as duas cidades e suas culturas ele criou então o http://parisvsnyc.blogspot.com.br que podemos conferir nas páginas deste livro.

Vahram nasceu em Paris e aos cinco anos fez sua primeira visita a Nova York e em 2010 resolveu mudar-se para lá buscando conhecer ainda mais sobre a cidade e sua infinidade de possibilidades.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL