#VocêTemUmaMenteMilionária

Mangá: Olhos Grandes!

15 de janeiro de 2013



Para o assunto desse post, eu vou usar uma sugestão que a Vivi me fez logo que foi decidido meu papel nessa coluna " não precisa listar. Fala sobre o manga, seu surgimento, estilo, pq dos olhos grandes (sempre quis saber kkk) essas coisas. ". Sendo assim, explicarei um pouco sobre: 
OS OLHOS GRANDES


Á princípio, vamos lembrar que existem diversos tipos de mangás, uma vez que existem diversos tipos de histórias à serem contadas. Existem os mangás que são voltados ao público de determinadas faixas  etárias, a determinados gêneros e os divididos pelo assunto tratado na história. 

Mas, sabendo disso o essencial é :

Nem todos os tipos de mangás usam esse estilo de olhos enormes. Alguns optam pelo ja conhecido estilo realista ou um traço simples e outros um traço mais estilisado, aproximando-se exponencialmente  do Cartoon.

Em qualquer pesquisa meia-boca que se faça na internet, é possível encontrar -milhares- de motivos dados para isso. Inclusive alguns não muito éticos ou politicamente corretos para com os Ocidentais. É dito que são usados olhos grandes nos mangás devido a Inveja dos orientais, ao padrão de beleza ocidental, ao fato de não se aterem ao desenho realista [?] e até para compensar outras coisas... Mas para você, que como eu, não acha correto julgar toda uma cultura por base nisso, vamos à explicação plausível.


Influenciado pela arte na época pós Segunda Guerra Mundial, Walt Disney , Max Fleischer [criador da Betty Boop e Popeye ]; Osamu Tekuda desenvolveu um estilo capturando elementos que seriam a "chave" da futura popularidade dos Mangás. 

As características faciais exageradas e bem expressivas e a inclusão de elementos gráficos que transmitem ideias. Fazendo com que as histórias agora divididas em segmentos de quadros alternados inspirados no cinema, tornassem-se maiores e portando sendo divididas em Capítulos.

Sendo assim, pode-se resumir que os Olhos Grandes usados nos mangás, são para a melhor expressão e caracterização das personagens. Somados com a composição e o estilo do desenho é possível entendermos a mensagem que a Personagem nos transmite mais facilmente e rapidamente até mesmo do que lendo suas falas.  



O domínio do Mangaká [nome utilizado para o Desenhista do mangá] sobre as formas anatômicas utilizadas, as formas usadas no ambiente, a separação de quadros as diferenças de expressões desejadas, é o que faz com que o desenho quase imediatamente nos transmita a ideia da situação da personagem.


 Olhos finos , Olhos grandes e redondos, Olhos estreitos e dilatados ... cada um desses exemplos quando desenhado transmite melhor a ideia de PERSONALIDADE do que só uma biografia prévia, ou as falas da cena em questão.



[Eu como um estudante de um ramo muito próximo à "Arte" admiro isso quase proporcionalmente à história em sí]

Fato Cultural Aleatório porém Cabível  >

O alfabeto mais comum no Japão [sim, existe mais de um, com usos próprios e regras próprias] é o Kanji, que pode chegar a mais de 40.000 caracteres diferentes é usado para que cada caractere represente uma ideia, e não necessariamente um som.

Não só os olhos, mas também as onomatopeias, movimentos e situações são marcados em mangás pelo uso de kanjis, e, Infelizmente, isso é perdido quando da tradução do mangá para nosso idioma. Por isso a Boa tradução de mangás Traduz também os kanjis espalhados pela cena, pois assim temos ao menos um pouco mais do ambiente proposto pelo Mangaká para a determinada parte da história.


A cultura Japonesa é sem si muito "simbólica". Tendo em vista que seu idioma mais comum é escrito pela junção da forma gráfica de inúmeras Ideias, o uso gráfico de olhos expressivos [chegando em alguns casos a ser até exagerados] é algo muito bem dominado e quase instantâneo.


Sendo então os olhos, as - Janelas para a Alma- dos desenhos, é usado como truque pelos mangakás, esconder os olhos das personagens para assim torná-las misteriosas.


Fontes: Wikipédia \o/ & http://www.nonada.com.br/    

[PS: Decidi por usar as imagens de exemplo dos mangás que eu acompanho, e não simplesmente procurá-las no Google. Assim quem sabe convenço algumas pessoas do meu bom gosto a acompanhar também!]

[PS²: Justamente para as pessoas que eu conseguir convencer à acompanhar esses mangás, retirarei as falas de quaisquer exemplos que eu venha a por, assim, evitando Spoilers.]


[ Só pra mostrar o quanto os olhos são expressivos xD ]



LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta