#VocêTemUmaMenteMilionária

Mangá: Saint Seiya

29 de janeiro de 2013


Para minha segunda resenha,
 vou trazer aqui um mangá "mais ou menos" finalizado e "mais ou menos" em publicação.

Mas whatafuck, Artur, como assim "mais ou menos"??


Para começar, eu quero dizer que: Saint Seiya, provavelmente, foi o que me fez gostar de mangás e seguir descobrindo novas afinidades nesse mundo de leitura para trás, olhos grandes e desenhos. A história basicamente me fascinou do começo ao fim. Na minha opinião que nem sempre é humilde mas convenhamos, eu tento, Saint Seiya é um clássico; tanto quanto Drago Ball Z, Naruto, Bleach e outros são. 


Algumas pessoas simplesmente detestam. 
-Não sei se é o caso do Vinícius, mas ele ja disse várias vezes que não gosta-

Outras simplesmente adoram
-Meu caso-

Outras ainda nem sequer ouviram falar. 
-muito provavelmente o caso da Viviane-


Saint Seiya trata-se da história dos Guerreiros lendários [Saints] que, trajando as Armaduras [Cloths] que representam as constelações; divididas entre Bronze, Prata e Ouro, esta ultima correspondente aos 12 signos do zodíaco ocidental, protegem a reencarnação humana da Deusa Grega da sabedoria e guardiã da Terra, Athena, contra os deuses Olímpicos que desejam dominar o mundo.


O enredo prende-se ao desenvolvimento de 5 destes cavaleiros, situados na classificação de Cavaleiros de Bronze, contra diversos oponentes que visam auxiliar outros Deuses na missão de roubar o domínio do planeta de sua protetora, cada uma dessas lutas é chamada Guerra-Santa.


Seiya, cujo nome é dado ao titulo do mangá onde a tradução literal é "Santo Seiya", é um órfão que, por meio de uma organização, é obrigado à se submeter ao treinamento para se tornar cavaleiro. Motivado pelo desejo de reencontrar sua irmã mais velha, Seiya acaba por despertar o cosmo - a essência espiritual que deu origem ao BigBang e fonte de força dos cavaleiros - e se tornar o dono da Armadura de Pégaso, uma das 88 armaduras que representam as constelações que defendem a Deusa da Sabedoria. 

[Curiosidade: em 1930 a União Astronômica Internacional dividiu o céu e estipulou e validou a existência de apenas 88 constelações, que seguem as tradições da antiga Grécia. Entre estas 88 encontram-se as 12 Constelações do Zodíaco mais a constelação de Ofiúco, e seus nomes oficiais são sempre descritos em Latim.]


O mangá ainda apresenta outros cavaleiros de bronze, que são colocados em uma espécie de competição, onde o vencedor seria premiado com a Armadura de Ouro de Sagitário. Esta competição é o início da amizade entre os 5 cavaleiros de bronze que travarão batalhas contra inúmeros inimigos, com o objetivo de proteger a terra e sua Deusa.  


A história é realmente muito grande, e para qualquer pessoa que não sabe nada sobre ela, corro o risco de dar spoilers demais em qualquer comentário. Na ideia que eu tenho de que vocês começarão a ler, ou ao menos procurar conhecer, me limito a dizer um pouco sobre os Spin Off que foram produzidos tendo como base esta série.


O que é um SpinOff? Um SpinOff é uma derivação. Uma história que deriva de outra, tendo comumente personagens e dinâmica parecidas, porém contando outras situações.

Saint Seiya é um poço de SpinOffs. sendo eles:
  • -Saint Seiya Episode G - [mangá]
  • -Saint Seiya Next Dimension - [mangá]
  • -Saint Seiya Gigantomaquia - [light novel]
  • -Saint Seiya The Lost Canvas - [mangá & anime] MEU FAVORITO \O/
  •   -Saint Seiya The Lost Canvas Gaiden [mangá]
  • -Saint Seiya Ω - [anime]

Cada um de seus SpinOffs conta uma história inteiramente nova, com estilos novos e traços distintíssimos. Alguns até se cruzam e se completam de formas diferentes. O mangá de Lost Canvas já foi finalizado, porém como anime está em  pausa sem previsão de volta para a terceira temporada. O Ω está em exibição, atualmente na segunda temporada.

>> Não é necessário acompanhar nenhum spinoff para chegar ao fim da saga original <<


Voltando ao protocolo; Saint Seiya, ou para nós brasileiros, Os Cavaleiros do Zodíaco, é um  mangá também classificado como Shōnen, escrito por Masami Kurumada em 1986, com os capítulos publicados em 1991.
Seguindo o padrão de publicação japonesa para os mangás que fazem sucesso, Saint Seiya chegou aos 28 volumes, com 200 páginas cada, divididos em 4 Sagas o mesmo que Arcos, sendo classificados como:
Santuário - Blue Warriors Poseidon - Hades

E seu anime, entretanto, sofreu com o período de publicação, exigindo que fosse adicionada à história a Saga Filler já expliquei o que é isso, deixando sua divisão de Sagas assim:
Santuário - Asgard - Poseidon, com a saga de Hades sendo deixada de lado pelo anime devido à problemas burocráticos entre o criador da história e a empresa responsável pela animação. Porém atualmente a saga de Hades já existe completa em OVA [Original Video Animation, que são os episódios produzidos diretamente para DVD, sem transmissão na tv como episódios normais]


Minha opinião? Bem... eu simplesmente adoro a magia dessa série. A aventura, as lutas a mitologia os personagens as referências. todas são fantásticas. Entretanto, eu sei ver defeitos em coisas bonitas, então eu não sou terrivelmente cego às falhas deste mangá. Ele apesar de ser muito bom, tem a história muito, digamos, repetitiva e ainda sim inovadora. Por mais que os meios e os caminhos seguidos pelas personagens mudem e inovem-se, a conclusão é fatidicamente a mesma. Eh sabido, entre os fans, a inutilidade mórbida de alguns personagens e a esmagadora força incondicional de outras, fazendo com que não haja um bom "balanceamento" entre elas...  ''/

Eu acompanhei já finalizei a série Original e o Lost Canvas, assim, pretendo fazer uma postagem futura à respeito dos acontecimentos de Lost Canvas que é meu favorito, e que devo adicionar, me agradou de uma forma quase astronômica uma referência às estrelas constelações e blábláblá devido ao traço, às personagens e à dinâmica.

Seguindo o MÉTODO PATENTEADO VIVIFERR DE AVALIAÇÃO, a nota que eu dou para esse mangá é : 
4


Por favor, opinem, critiquem \o/ Estou adorando ler os comentários! tanto dos que nunca ouviram falar, quanto dos que já conhecem e ainda aqueles, que com alguma sorte minha, tem suas opiniões diferentes! 

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta