#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: A Guerra dos Tronos

27 de fevereiro de 2013


Título Original: A Game of Thrones
Gênero: Literatura Fantástica
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2010
Editora: LeYa
Número de páginas: 592
Nota pessoal: 4

Sinopse:
Eddard Stark recebe a visita de seu grande amigo e também rei, Robert Baratheon, este não aparece somente para uma visita casual e sim para fazer duas propostas irrecusáveis e de grande honra. Prometer o filho, o príncipe, para sua filha mais velha e também oferecer a posição de maior confiança ao lado do rei, a Mão do Rei. Com isso Ned precisa tomar decisões drásticas e dividir sua família, para não abandonar sua terra em Winterfell. Com estas mudanças, não somente sua estrutura familiar fica abalada como também ele passa a enxergar todo o lado podre da corte e sofrer suas consequências junto com sua família.

Personagem favorito:
Este é um ponto delicado para mim, afinal o primeiro personagem que criei um carisma foi arremessado de uma janela (sério mesmo que você vai fazer isso comigo Martin?).

Crítica:
Se você, assim como eu, recebeu a informação de que a leitura da série não é densa e cansativa em alguns momentos, bem, sugiro repensar no assunto, afinal eu, em geral, leio 1 livro por semana de 300 ~ 400 páginas e este livro levei bons meses para concluir.
Sei que muitos vão falar que a fonte é menor etc, mas sinceramente levar mais de um mês para eu ler um livro significa que achei sim a leitura densa e cansativa, e vou abrir o jogo com vocês, só não desisti de levar a leitura até o fim porque tenho diversos amigos super fãs da série que me apoiaram a continuar.
Sei que devido aos comentários acima muitas pessoas vão querer fazer voodoo meu ou então me criticar eternamente, mas sempre fui muito sincera sobre minhas opiniões e isso não vai mudar, mesmo porque vale observar que opinião é pessoal.
Este definitivamente não foi dos melhores livros que já li na vida e quero deixar isso claro logo do começo.
Não estou falando que não gostei do livro, muito pelo contrário, afinal vou dar sequência na leitura dos demais livros da série justamente por ter gostado.
O livro é bem escrito, rico em detalhes (o que muitas vezes se torna cansativo e desnecessário), a narrativa é densa mas ainda assim é interessante ver as sutis, e as vezes não tão sutis, mudanças entre um capítulo e outro, que é sempre do ponto de vista do protagonista daquele determinado capítulo, o ponto negativo desta divisão de capítulos, na minha opinião, é que o leitor sofre por antecipação. Eu mesma sempre que chegava um capítulo do Eddard, Catelyn e Sansa eu queria morrer de tédio, porque sabia que por mais que tivesse informações relevantes para a história eu demoraria pelo menos alguns dias para terminar, porque eles realmente me davam sono (tiveram capítulos que eu dormia em menos de duas páginas lidas) mas, claro, isso tinha também o lado positivo, pois quando sabia que o próximo capítulo seria do Bran, Daenerys, AryaJon ou Thyrion eu ficava ansiosa para ler e não queria deixar para o dia seguinte.
Os personagens são todos muito bem desenvolvidos e suas personalidades bastante marcantes, causando o favoritismo de alguns e o ódio mortal de outros.
O cenário pode causar um pouco de confusão, ainda mais se a pessoa demora, como eu, para ler, afinal na metade do livro eu já não lembrava direito como ele tinha começado, então algumas coisas ficavam um pouco nubladas em alguns momentos. O mesmo acontecia nas mudanças de capítulos, porque em alguns momentos parecia que um capítulo era simultâneo ao anterior, as vezes dava a sensação de ter acontecido antes ou até mesmo meses depois, sentir a passagem do tempo foi outro ponto que encontrei certa dificuldade.
Outro aspecto interessante é que eu sinceramente esperava pegar muitas citações de impacto, reflexivas e tudo o mais, mas foram pouquíssimas as tags que fiz durante toda a leitura que nem valem a pena serem citadas, isso foi uma certa frustração para mim, por ser algo que eu esperava encontrar, mas é claro que isso não desqualifica a leitura.
Em suma o livro é muito bom e recomendo sim a leitura, mas volto a dizer que ela é sim densa e cansativa e este foi o grande ponto negativo que encontrei no livro, na realidade foi o único, já que ele é muito bem construído seja em cenário, enredo e personagens, só acho que poderia ter mais objetividade em alguns momentos para dar mais ânimo na leitura, isso me faltou muito eu cansava de ler o livro, coisa que em geral me leva ao abandono, mas valeu a pena superar este lado negativo por todos os outros positivos.
Espero sinceramente que os próximos livros sejam mais envolventes, embora já esteja preparada para levá-los como uma leitura secundária.

Curiosidades:
Os livros foram adaptados para o formato de série televisiva pela emissora HBO e já esta prestes a iniciar sua terceira temporada.
George R. R. Martin revelou em entrevista à revista Entertainment Weekly que já passou aos produtores do show, David Benioff e D. B. Weiss, um esquema com o que deve acontecer com os personagens nos livros finais.
Mas e os livros como ficam????

Fonte: Mundo Estranho

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta