#VocêTemUmaMenteMilionária

HQs: Onde comprar?

21 de março de 2013




Quase três meses que eu venho entupindo a cabeça de vocês sobre quadrinhos, explicando, mostrando opiniões, dando dicas... Mas aí o meu subconsciente resolveu me repreender dizendo “olha Vinicius, você falando aí sem parar sobre essas coisas e como você consegue esquecer o mais importante?”. É... eu infelizmente esqueci o mais importante. Sem quadrinhos, você não lê. Se você não lê, você não conhece o quadrinho. Então, aonde comprar?


Na verdade estou batizando especialmente essa coluna de um “guia” pessoal para compras. E sim, existem lugares específicos para se comprar HQs, o que você deve conhecer por ”Comic Shop” por algum filme, seriado ou outro meio. O que na tradução portuga-brasileira seria mais para “Loja de Quadrinhos” ou “Loja de Gibis”.



Antes de começar gostaria de explicar que mais uma vez o nosso país se encontra também em mais uma situação triste. O nosso mercado não tem o costume de oficialmente ter uma “loja de quadrinhos” a cada esquina – o que aqui seria mais para uma Igreja a cada esquina – como nos país do Tio Sam. Pra falar a verdade, ainda estamos engatinhado nessa inclusão de lojas especializadas. Mas não se ignore achando que não temos o costume de comprar quadrinhos, pelo contrário, o Brasil é um dos países que mais consomem quadrinhos e seus derivados no mundo. E é claro que o EUA é o primeiro! Afinal, isso representa uma parte da cultura norte-americana e derivação daquela gente anglo-saxônica. Tipo, os europeus em especial. Apesar de que também até os homens da caverna tinha o costume de contar suas histórias através da arte sequencial, mas remotamente isso foi se difundido até chegar hoje o que muitos conhecem.



Deixando de lado a galera da tanga vamos ao que interessa...



COM-PRASSSSS!



Como qualquer tipo de compra eu tenho o costume de pesquisar onde está mais barato e se a loja é boa. Posso dizer que isso é um pouco complicado de se fazer quando for comprar um quadrinho. Estamos falando aqui de compra pela internet: você pode tentar os velhos e conhecidos Submarino, Livraria Saraiva e Bancas de jornal do seu bairro. E outros que eu não tenho muito o costume de usar... Por quê? Porque simplesmente A GRAÇA ESTÁ EM IR A UMA LOJA DE QUADRINHOS!



Você pode estar cansado e sem o mínimo de paciência de enfrentar a sociedade lá fora, mas não fique assim... É uma experiência ir numa loja de quadrinhos.  Sério, essa é a dica que eu deixo aqui: vá e tenha paciência. Por mais que você já saiba o que você vai comprar, dedique o seu tempo nessas lojas especializadas. É outro mundo, outra atmosfera. Mas quero deixar claro aqui que você precisa gostar e ter vontade de ir ou mostrar interesse de conhecer.



Os preços de quadrinhos com base no nosso mercado não são “fixos”, isso depende do tipo de quadrinho que você vai procurar – ou está procurando - E também da loja. O que eu posso aconselhar é que os “Romances Gráficos” tornam a serem mais caros, já os quadrinhos de super-heróis você pode encontrar até 20 DILMAS, outros mais caros se forem uma edição especial o de luxo – isso ocorre muito, eles adoram lançar versões especiais. Outro legal e bom conselho que eu posso passar é de comprar quadrinhos importados, isso é, se você for muito well em speak ingrish... tá? Você pode encontrar em lojas aqui no Brasil ou também pode importar, mas acho que a nossa presidenta não vai gostar disso e vai acabar saindo mais caro que um carro (brincadeira), mas não deixa de ser válido. Vai de você. 


Ela está de olho...

O que eu estou querendo dizer aqui é a relação de lançamentos – olha o nosso bRasiUZãO deixando a gente não mão mais uma vez... - É muito defasado e nem sempre lançam títulos que saem lá fora. Não digo “só os Estados Unidos”, mas títulos internacionais. É claro que você vai pagar alguns reais a mais, mas se não existem maneiras, formas, possibilidades de importar ou conseguir, comprar um quadrinho importado em loja brasileira pode ser a melhor escolha.



SHUT UP AND TAKE MY MONEY!




As lojas que eu vou citar aqui são com base onde eu moro (São Paulo, Capital) e costumo frequentar, em especial uma que é considerada a maior do país.



É tipo internet?


Quero ver ela ficar feliz depois que o boleto do cartão chegar...

Já citei lá em cima a “compra na internet”, não que seja ”errado em comprar quadrinhos pela internet”, eu só mostrei em ênfase o o que é IR A UMA LOJA DE QUADRINHOS. Mas quando o dinheiro não der e você for esperto o bastante para pagar mais barato que o preço normal do produto, existe essa maneira de compra. E também é uma boa porque na internet você consegue descontos que até Deus duvidaria, mas, por favor, compre em lojas boas e não se esqueça de comparar os preços se você não for comprar nas lojas que eu vou citar agora. São elas:






- Fnac



Se possível faça um cadastro e tenha uma conta para receber promoções. Eles vão te enviar promoção até de pneu de carro e depilador feminino, mas às vezes pode chegar promoções literárias REALMENTE BOAS. O que incluí quadrinhos.

Recentemente cheguei a pagar NOVE REAUSINHOS em um romance gráfico que tem o seu preço a SESSENTA REAIS – quase um Big Mac – em um e-mail de promoções e descontos pelo Submarino.



Duas lojas. Só.




Ano passado foi inaugurado um lugar que eu tive o prazer de ser convidado e ir nessa tal inauguração recheada de petiscos de graça e espumante “FREE FOR DRINK, ENJOY!” – tinha até um Mario e um Mario Verde lá (olha a graça). O lugar é FODA, desculpa a palavra junto com o desabafo, é que o lugar é realmente SENSACIONAL, tudo que um nerd precisava!




É a “GEEK.ETC.BR” mais conhecida pelo curto, simples e fácil nome “Geek”. É uma loja que faz parte da rede da Livraria Cultura, especializada em produtos geeks e nerd, que, olha só, só atraí geek e nerds. E também curiosos. Porque sim, a loja é chamativa pra caramba!



A loja tem dois andares e vende games, bonecos de ação, utensílios, objetos, camisas, jogos de tabuleiro e QUADRINHOS, no segundo andar. E ah, você também pode achar uma grande parte de quadrinhos importados lá. É uma ótima escolha para comprar os importados!



Aqui na capital de São Paulo fica localizado na Rua Alameda Santos 2.152, no Conjunto Nacional – aonde tem aquelas outras lojas e mais outras lojas da Livraria Cultura e a própria Cultura – do lado da Avenida Paulista. O horário de funcionamento é de Segunda a Sábado das 9h às 22h e Domingos e Feriados das 12h às 20h. Ah, também existe uma GEEK no Recife, fica localizada no endereço R. da Alfândega, 35. Assim como a Livraria Cultura a GEEK.ETC.BR também aceita compra pela internet – MAS NÃO DEIXA DE IR LOJA, PÔ!



A segunda e última loja em especial que eu costumo frequentar e mais passo o dia se me permitir é a COMIX BOOK SHOP LIVRARIA, mas conhecida como só “Comix”.



Localizada na Alameda Jaú, 1998 – também perto e ao lado da Avenida Paulista – é uma das maiores e principais lojas de quadrinho do Brasil. Diferente da GEEK.ETC.BR a loja é especializada em forte acervo (milhares) de quadrinhos dos mais atuais até os mais antigos. São basicamente dois andares SÓ DE QUADRINHOS E OS SEUS REALACIONADOS, como mangás e até livros. Você pode até encontrar no primeiro andar uma sessão com filmes e seriados em DVD e BluRay, objetos e brinquedos (para GENTE GRANDE, ok?!). Mas o foco mesmo são os quadrinhos. A loja também trabalha com importados e compra pela internet. O mais legal da loja é que ela é bem conhecida por aí, estando em grandes eventos aqui em SP, como: eventos de animes e até a Bienal de livro. Outra coisa legal é que nesses eventos que a Comix está presente você pode comprar quadrinhos com bons descontos.
 



A Comix também é responsável por ter criado a FEST COMIX, uma feira de quadrinhos SUUUUUUUUUUUUUUUUPER LEGAL, aonde grandes artistas e escritores do universo dos quadrinhos já foram. E detalhe, essa feira é a MAIOR DA AMÉRICA LATINA. Se não me engano o público passa de 15 mil pessoas nos três dias que costuma rolar no mês de outubro.

DICA: frequente esses eventos que a Comix está presente e compre algo, sempre no final da sua compra, lá no caixa, o atendente te dá um cartão contendo descontos em futuras compras na loja da Comix, mas os cartões possuem validade. Então você tem que comprar algo até a certa data para o desconto valer. É só apresentar na hora da compra!


A Fest Comix! É, eu sei que é cheio... PORQUE É QUADRINHO BARATO!

Bom, é isso aí. Espero ter ajudado nesse quase-guia. E se você souber alguma outra loja legal não deixe de dizer para nós comentando aí embaixo. Vamos tentar preencher isso e deixar um guia completo para comprar quadrinhos.



BOAS COMPRAS! ;)

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL