#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Água para Elefantes

6 de março de 2013


Título Original: Water for Elephants
Gênero: Drama
Autor: Sara Gruen
Ano: 2007
Editora: Sextante
Número de páginas: 272
Nota pessoal: 3

E o tema do Desafio Literário 2013 de Março são livros protagonizados por animais, para isso escolhi o livro que tem como protagonista um dos meus animais favoritos, elefante. Claro que aproveitei também para usar como o item 13 do Desafio Realmente Desafiante 2013, capa entre bege e marrom.

Sinopse:
Jacob tem 90 anos, ou 93, e vive em uma clínica com diversas pessoas da mesma faixa etária e necessidades especiais, todos ficam alvoroçados com a visita do circo em terreno vizinho a clínica, visita esta que leva Jacob de volta aos seus 23 anos onde seu primeiro contato com o circo mudou a sua vida para sempre.

Personagem favorito:
Bem.. Eu preciso ainda dizer que é Rosie? Acho que esta mais do que na cara.

Crítica:
O livro tem um ritmo bem leve, com acontecimentos bem detalhados.
Fiquei ansiosa até a metade do filme esperando o aparecimento de Rosie, e só quando isso aconteceu é que deslanchei na leitura.
Confesso que apreciei muito mais ver o filme do que a leitura em si. Descobri que quando falamos de elefantes, meu animal favorito, gosto muito mais do visual, é algo que me emociona de forma inexplicável.
Confesso que fiquei um pouco frustrada afinal Rosie é pouquíssimo citada no livro, e a grande maioria das passagens são referente aos maus tratos sofridos por August, esperava ver muito mais a relação dela com Marlena e Jacob e por isso fiquei bastante chateada, afinal a única coisa que me chamou a atenção nesta história foi sim a presença de uma elefanta.
Um ponto que preciso destacar, não consegui em momento algum visualizar Jacob como Robert Pattinson, já os demais personagens tiveram a reação oposta.
O livro é um romance recheado de drama, mas acho que tinha potencial para trazer mais impacto ao leitor, todo o enredo secundário é muito forte e ao mesmo tempo superficial uma vez que pouca coisa é feita para mudar a história, visto que o objetivo era ressaltar o romance e não todo o restante.
A narrativa dele, apesar de ter um ritmo bastante leve é incrível na hora de falar sobre os espetáculos, os detalhes são tão precisos que é possível visualizá-los de forma clara e tão bem narrados.
É um livro que recomendo sim, mas ainda achei o filme muito mais lindo, afinal Rosie tem muito mais destaque para minha alegria.

Trailer

Curiosidades:
Em 2006 o livro entrou para lista de mais vendidos na New York Times e retomou seu posto em 2011 com o lançamento do filme que teve adaptação com o mesmo nome protagonizado pelos atores Robert PattinsonReese Witherspoon e Christoph Waltz.
O filme já foi resenhado no Filmes, livros & séries confira aqui.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta