#VocêTemUmaMenteMilionária

Mangá: Zero no Tsukaima

19 de março de 2013


Hoje irei falar sobre um "mangá" que eu lí já faz alguns anos, e que gostei muito apesar de ter me decepcionado um pouquinho também.  Ele tem uma temática muitíssimo bem dividida entre comédia e romance, somados com um leve toque de sensualidade. rsrs


Primeiramente, uma sinopsesinha:
"Zero no Tsukaima"  cuja tradução é "O Familiar de Zero" retrata as aventuras de Louise e seu animal de estimação, um humano chamado Saito.


     Louise é uma estudante do segundo ano da Academia de Magia de Tristain, para onde são enviados os filhos daqueles que são da nobreza [magos, que podem usar magia] para aprenderem a controlar seus poderes.
     Louise então é chamada de ZERO por seus colegas, pois é péssima em magia e não possui habilidades para qualquer um dos quatro elementos mágicos comuns. No começo da história, os alunos do segundo ano devem invocar seu Familiar, uma espécie de "espírito guardião", entretanto durante seu ritual de invocação de  seu animal que se tornaria seu protetor para sempre, Louise acaba por invocar Saito, um jovem adolescente normal da Terra, o que a deixa totalmente humilhada diante seus colegas. Por este ser um ritual sagrado, não há opção senão       Louise aceitar o garoto da terra como seu novo protetor, e sendo assim ela passa a tratá-lo como um verdadeiro animal selvagem, à base de chicotadas e fazendo-o dormir no chão.
     Saito é um garoto humano, não possui nenhum poder, como os Familiares dos outros alunos, entretanto um dia desafia um dos nobres, um que desrespeita os plebeus, para uma luta. Ele começa perdendo, mas no momento em que adquire uma espada, ele ganha misteriosos poderes que lhe permitem ganhar o duelo de uma forma espetacular. A história continua com diversas situações embaraçosas para Louise e Saito e com o desenrolar do relacionamento entre este e sua "dona", e seus amigos da Academia de Magia, incluindo a natureza dos poderes de Saito e a verdade por trás da incapacidade de Louise fazer magias.

Zero no Tsukaima é uma - por isso escrevi mangá entre aspas - Light Novel de 2004, escrita por Noboru Yamaguchi com as ilustrações de Eiji Usatsuka. .mas... O que é isso?

bem , LightNovels são romances geralmente com ilustrações em estilo de Anime\Mangá, destinadas ao público adolescente e jovens adultos [lembrando que o direcionamento da publicação para um tipo de publico alvo não define que não haja leitura por parte de outras classificações de publico]. São comumente, ou ao menos era comum que fossem lançadas à principio como folhetins antes de serem encadernadas e lançadas em publicações próprias. Foram até lançadas LightNovels para celular - notemos então o avanço da tecnologia e o nível de popularidade que elas obtiveram o público leitor no japão -

LightNovels evitam o uso de KANJI de nivel avançado, optando pelo uso de hiragana e katakana [dois tipos de alfabetos silábicos do idioma japonês] além do uso de gírias e uma linguagem moderna. Outras características que podem ser listadas são o uso de linguagem coloquial, descrições simples e o uso de bastante diálogos. O uso de todas essas situações é para no geral, proporcionar uma leitura mais rápida.



Originalmente, Zero no Tsukaima é uma light novel de 14 volumes, e possui um SpinOff chamado "Thabita's adventures", na qual é contada algumas aventuras de uma das colegas de Louise. Esta foi inicialmente lançada para celulares e posteriormente publicada em 2 volumes. A história teve sua adaptação para mangá iniciada em 2006, além uma adaptação para Anime. Na adaptação para anime, Zero no Tsukaima possui 49 episódios e 1 OVA, divididos em 4 temporadas que são : Zero no Tsukaima, Zero no Tsukaima: Futatsuki no Kishi, Zero no Tsukaima: Princesse no Rondo e Zero no Tsukaima: F


Por serem adaptações, existem discrepâncias entre as histórias da Light Novel e das versões animadas, e provavelmente existirão também entre estas e a versão publicada como Mangá, a qual eu ainda não tive oportunidade de encontrar.


No mundo de Louise o poder de um mago é determinado pelo número de elementos que ele consegue usar, sendo desde um único elemento (mago "ponto"), passando pelo domínio de dois elementos (mago "linha"), três elementos (mago "triângulo"), que é o caso de Tabitha,  até o domínio pleno dos quatro elementos (mago "quadrado").  Louise por sua vez é chamada pelos seus colegas de "zero" que seria a nomenclatura para o mago que não domina nenhum dos quatro elementos.


Durante a história, são apresentados vários personagens, "amigos" de Louise, professores e nobres, inclusive a própria família de Louise. Cada qual com uma forte personalidade e, por mais clichê que seja, suas habilidades específicas em cada elemento e em cada situação.

A dinâmica do mundo onde se encontra a academia de magia é bem interessante. São listados países e reinos cada qual governado de acordo com seus nobres locais [os quais entram em guerra eventualmente xD] além de possuírem raças como os Elfos, e toda uma história de costumes e lendas locais.





 Na minha visão, Zero no Tsukaima é uma história engraçada e romântica, com um toque de humor estilo ECCHI, que teve tudo para ter rendido muito mais do que rendeu, visto que a Light Novel está finalizada e somente suas adaptações ainda estão em processo de produção. Os personagens são muito cativantes e a trama da história é igualmente cativante, fez ao menos com que eu quisesse continuar lendo, apesar dos fatos sem explicação e elementos esquecidos.. possui até, ouso dizer, personagens esquecidos, que foram colocados à certa altura do campeonato e depois desaparecem após terem dito ou feito pouca coisa. O mundo não é muito bem explorado [estou tentando achar um meio de explicar o porque de eu ter gostado e ao mesmo tempo o porque de ter me decepcionado], são listados países, reinos, áreas geográficas, religiões e crenças, mas nada que seja abordado profundamente. 

Talvez pelo próprio meio de publicação da história ser o que pode ser traduzido como "Romance Rápido" [raito noberu] o propósito seja este mesmo, não se aprofundar em nada que não seja o romance entre as personagens.... 


Seguindo o MÉTODO PATENTEADO VIVIFERR DE AVALIAÇÃO, a nota que eu dou para esse LightNovel é 3


INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL