#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Coraline

17 de abril de 2013


Título Original: Coraline
Gênero: Infanto-Juvenil
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2003
Editora: Rocco
Número de páginas: 160
Nota pessoal: 5

Assisti a animação de Coraline a alguns anos e me fiz a promessa de conferir ao livro, demorou um pouco mais do que esperado mas finalmente consegui ler e valeu muito a pena.

Sinopse:
Coraline é uma exploradora, depois de se mudar para uma casa com 14 portas em um dia chuvoso ela resolve explorar a casa, então encontra uma porta que esta trancada, com a ajuda da mãe a porta é aberta, porém ela da de cara para uma parede de tijolos. Numa noite Coraline é acordada com um barulho que a leva até a porta, mas atrás desta porta não mais existe uma parede, então Coraline resolve explorar, com isso ela é transportada para uma versão alternativa de sua casa onde seus outros pais, com botões no lugar de olhos, não querem deixar que ela volte para sua verdadeira casa.

Citações que me chamaram a atenção:
"Você realmente não entende, não é? Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que se deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido. E dai?"
É surpreendente o quanto do que somos depende da cama onde acordamos pela manhã, e é surpreendente o quanto isso é frágil"
Fonte: Coraline

Crítica:
Para os que ainda não sabem não sou nada fã da história de Alice no País das Maravilhas e tendo a ter um grande pré conceito com tudo o que se assemelha, e isso não foi diferente com Coraline, admito que se não tivesse visto a animação no passado muito provavelmente não teria conferido o livro, e também não teria o desejo absurdo de adquirir o Graphic Novel para saber como foi a adaptação para este formato. Então, sim o grande culpado por eu ter amado Coraline sem dúvida é sua animação o que é bom, afinal é bom quebrarmos os pré conceitos.
Apesar da grande semelhança das histórias achei o livro encantador, e fiquei super envolvida durante a leitura, em determinado momento esqueci completamente desta semelhança e embarquei em um mundo sombrio.
Sinceramente não sei se é um livro para as crianças de todas as idades, acredito que se eu tivesse uns 10 anos provavelmente ficaria com medo da história e principalmente de abrir portas trancadas em casa.
O estilo gótico do livro é encantador, nunca tinha lido um conto infantil com esta pegada voltada para o terror e fiquei completamente apaixonada, quero em breve poder curtir mais das obras que já possuo de  Neil Gaiman, em especial Sandman.
Super recomendo o livro para todos mas acho que se for uma criança com menos de 10 anos deve ler durante as manhãs.

Trailer

Curiosidades:
O livro foi adaptado para os cinemas com título igual ao livro, no formado de animação stop-motion o que trouxe um resultado muito bacana. Além disso a história foi também adaptada para o formato graphic novel.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta