#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Garota Exemplar

24 de abril de 2013


Título Original: Gone Girl
Gênero: Romance Psicológico
Autor: Gillian Flynn
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 446
Nota pessoal: 4

Livro não recomendado para pessoas que não gostam de ler conteúdo com palavrão.

Sinopse:
Nick recebe um telefonema inesperado de seu vizinho no dia do seu aniversário de cinco anos de casado (madeira) ao retornar para sua casa descobre que sua sala esta revirada e a esposa desaparecida. O que pode ter acontecido com Amy? Ninguém sabe responder, nem mesmo Nick. Mas, o marido é sempre o suspeito número um.

Personagem favorito:
Definitivamente é a Amy, mas eu particularmente não posso explicar meus motivos porque o spoiler é inevitável, mas quem leu sabe.

Citações que me chamaram a atenção:
"Muitas pessoas carecem deste dom: saber quando se mandar. As pessoas adoram falar, e eu nunca fui um grande falador. Tenho um monólogo interno, mas as palavras com frequência não chegam aos meus lábios."
Fonte: página 155
"Minha mãe sempre dissera aos filhos: se você está prestes a fazer algo, e se quer saber se é má ideia, imagine impresso no jornal para o mundo todo ver."
Fonte: página 164

Crítica:
Criei uma relação de amor e ódio por este livro. Porque? Simples. Eu quase morri para ler a primeira metade do livro, e se não fosse o fato de ser um livro de parceria eu certamente teria abandonado, afinal levei duas semanas para conseguir desenvolver aproximadamente 200 páginas, o que foi uma tortura.
Cheguei a achar que eu era uma grande aberração, afinal todas as pessoas que conheço e já haviam lido o livro estavam completamente eufóricas por compartilhar e dizendo que o livro era sensacional e indescritível e eu achando um completo tédio. Sério, achei que eu definitivamente tinha algum problema em gostar de livros que as pessoas amam, já estava inclusive pensando em procurar algum tratamento, porque achei que poderia ser algum distúrbio do tipo "não gostar do que as pessoas gostam", vai saber não é.
Mas passada a primeira metade eu entrei de cabeça na história que fez todo o livro valer a pena, enfim me envolvi nesse triller psicológico de uma forma obsessiva compulsiva e fiquei completamente intrigada, me joguei de cabeça na leitura e simplesmente devorei a outra metade.
Foi uma sensação interessante que inclusive me fez repensar nos diversos livros que abandonei pela metade, e alguns até mesmo no começo, que poderiam ser uma surpresa tão boa quanto foi Garota Exemplar, valeu sim muito a pena.
Claro que do jeito que estou falando parece que o livro é perfeito e porque não dei uma avaliação máxima e não mencionei se tratar do meu livro favorito dos favoritos. Porque  achei o começo chato demais, cansativo e algumas partes até mesmo desnecessárias, mas em sua maioria (que achei também desnecessárias no começo) são completamente relevantes para o desenrolar da trama, o que mostra a habilidade da escritora.
Mas vamos combinar minha cara Gillian nos próximos livros nada de "efeitos sonoros" na narrativa o.k? Completamente desnecessário e me fez sentir uma absoluta estúpida, como se eu não tivesse a capacidade de reproduzir mentalmente o barulho que determinada coisa faz. Acredite, eu sei.
Para que vocês entendam o que me refiro.
Mas tirando estes dois pontos que me causaram desagrado durante a leitura o livro é inteligente e bem construído com personagens incrivelmente perversos e bem estruturados, talvez se eu soubesse o que esperar até o final poderia ter aproveitado mais o começo, mas ai esta mais um dos malefícios de não ler sinopses.
Recomendo demais este livro, é uma leitura que vale muito a pena e deve ser conferida por todos. E fica a dica, pensem duas vezes quando forem dizer "eu aceito" na hora do casamento.


Curiosidades:
O livro teve os direitos de adaptação cinematográfica adquiridos pela 20th Century Fox por 1,5 milhão de dólares. A produção ficará a cargo da atriz Reese Witherspoon. E segundo a Variety existe a possibilidade de David Fincher (Clube da luta e A rede social) dirigir a adaptação.

Fonte: Intrínseca

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta