#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: As Aventuras de Tom Sawyer

22 de maio de 2013


Título Original: The Adventures of Tom Sawyer
Gênero: Infanto-Juvenil
Autor: Mark Twain
Ano: 1876
Editora: L&PM Pocket
Número de páginas: 304
Nota pessoal: 4
Compre aqui

A escolha do livro para o tema de Maio no Desafio Literário 2013 sofreu alteração de última hora por um fato simples, consegui um livro que a muito queria ler e acabei passando na frente. O tema é: Livros citados em filmes, este foi citado em Minority Report - A Nova Lei. Assim como para o Desafio Realmente Desafiante 2013, este livro foi citado em Percy Jackson e os Olimpianos "O ladrão de Raios".

Sinopse:
Tom Sawyer é um órfão que vive com a tia e é submetido constantemente e a represálias por seu comportamento arteiro. Como um bom menino vive sempre envolvido e armações e aventuras. A cada nova aventura ele encontra não só aprendizados para sua transição para a fase adulta como também o fortalecimento da amizade e a descoberta do amor.

Citações que me chamaram a atenção:
"Se ele tivesse sido um grande e sábio filósofo, como o autor deste livro, teria agora compreendido que o trabalho é tudo aquilo que a pessoa é obrigada a fazer, e que a diversão é tudo aquilo que a pessoa não é obrigada a fazer."
Crítica:
Como todo clássico é sempre uma delícia se aventurar em suas páginas. Foi uma descoberta muito gostosa acompanhar As aventuras de Tom Sawyer e seus amigos.
Esta é uma leitura leve e divertida, recheada de aventuras com gostinho de infância e da pureza que esta época tem.
A muito queria ler este livro por ter relação com a minha personagem favorita no seriado LOST e valeu a espera.
Todo o enredo é bastante simples e isso é algo que acho encantador nos clássicos, hoje parece que os escritores esqueceram o quanto a simplicidade é encantadora e por vezes fazem histórias tão complexas que parece estar claro somente em suas mentes criadoras.
Durante a leitura me deparei não somente com uma história infantil mas de valores, que mostra a importância de se ter boas e sólidas amizades, a descoberta do amor e de como nos encantamos com coisas simples. E acima de tudo, como é fácil nos divertimos e que para isso não precisamos de rios de dinheiro e muito menos luxo, somente a imaginação e boas companhias.
Além disso encontramos personagens verdadeiros, com características reais e ajudam a construir uma linda história crível. Gostaria de ler mais livros assim. É um livro que super recomendo.

Curiosidades:
Tom Sawyer é o personagem que dá vida não somente a esta obra como também As Viagens de Tom Sawyer e Tom Sawyer, Detective, de Mark Twain (1835-1910) considerado o pai da literatura americana moderna. Seus livros são referência literária e inspirações para muitos.

Fonte: Wikipédia

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL