#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: O Terceiro Travesseiro

19 de junho de 2013


Título Original: O Terceiro Travesseiro
Gênero: Romance
Autor: Nelson Luiz de Carvalho
Ano: 1998
Editora: GLS
Número de páginas: 210
Nota pessoal: 4
Compre aqui

Dando sequência na semana de homenagem ao mês do Orgulho LGBT escolhi um livro que é super comentado e estava louca para ler a tempos.

Sinopse:
Marcus e Renato são melhores amigos e estão juntos em todos os momentos. Com o passar do tempo Marcus percebe que passou a olhar Renato com outros olhos, e não mais com um amigo, sonhando com ele das formas mais eróticas possíveis, até que resolve arriscar uma investida no amigo e descobre que este, apesar de não ter percebido antes, também nutre um desejo pelo melhor amigo, juntos eles realizam diversas descobertas e enfrentam os medos do preconceito.

Personagem favorito:
Renato é simplesmente apaixonante, não tem como não se envolver com uma pessoa tão amorosa e perfeita.

Citações que me chamaram a atenção:
"No fundo, essas leis que condenam tudo isso são de Deus ou do homem?"

"O próprio ser humano constrói o seu inferno."
Crítica:
O livro é super leve de ler, além de ser bem curtinho.
Falando em narrativa esta considerei um ponto parcialmente negativo. Porque parcial? Simples. O lado bom é que quem ainda não sabe se consegue encarar um livro com a temática de relacionamento homoafetivo vai conseguir digerir esta leitura numa boa. Já os que estão acostumados com livros com esta temática podem acabar por achar a narrativa um tanto fraca. Tudo acontece de forma rápida, mas ainda assim é possível criar um laço com os personagens logo de cara. O problema mesmo esta nos diálogos que pareciam extremamente mecânicos. Acho que o livro tem potencial para uma narrativa melhor elaborada.
Apesar deste problema com a narrativa o livro ganha o leitor com sua linda história de amor, nos apresentando não somente as dificuldades encontradas por um casal que resolve assumir sua homossexualidade, mas também todo o drama gerado e intensificado pelos familiares e amigos.
Foi uma leitura muito envolvente e satisfatória, terminei o livro bastante mexida com todos os acontecimentos e comovida com o romance de Marcus e Renato, que apesar de uma linda história de amor é uma história real o que torna tudo ainda mais belo.
Mesmo o livro que retratando um relacionamento homoafetivo não o considero como recomendação moderada, acho mesmo que deveria sim ser uma leitura mandatória, já esta na hora de pararmos com este preconceito estúpido e sem fundamento. Todos temos direito de amar e ser amados, esta na hora de acordar para a vida e se importar mais com o que acontece consigo mesmo do que com os outros que estão ao nosso redor.
Leiam O Terceiro Travesseiro sem medo de ser feliz e com a certeza de que vão embarcar em uma linda e emocionante história de amor, superação e autoaceitação.

Curiosidades:
O Terceiro Travesseiro foi dividido em duas partes pelo autor. A segunda parte, chama-se "O Dia Seguinte", que conta como foram os anos seguintes ao término do livro. Não existe previsão ainda de sua publicação, segundo o autor.

Fonte: Wikipédia

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta