#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Vida Após A Morte

14 de agosto de 2013


Título Original: Life after Death
Gênero: Biografia
Autor: Damien Echols
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 400
Nota pessoal: 5
Compre aqui

Sinopse:
"O que você está prestes a ler é o resultado de muitas coisas que escrevi nos últimos vinte anos, inclusive partes de um breve livro de memórias publicado de maneira independente em 2005. Fui mandado para o Corredor da Morte em 1994 e lá comecei a escrever um diário quase imediatamente. Não datei a maioria das anotações; era doloroso demais ver os dias, meses e anos passando, a realidade fora do meu alcance. Muitos dos meus diários se perderam, foram roubados ou destruídos quando os guardas faziam incursões nas selas - qualquer coisa pessoal ou criativa é alvo preferencial em uma revista. Incluí o máximo possível do que sobrou e espero que o tema ou o contexto desses registros sejam úteis para situar alguns deles. Outros não precisam de marca temporal. As condições do sistema penitenciário que descrevi - tristeza, horror e completo absurdo ao qual vi vários seres humanos serem submetidos - não terão mudado quando você estiver com este livro nas mãos."

Citações que me chamaram a atenção:
"A maioria das pessoas que espalham ódio não é muito inteligente nem motivada. Elas costumam ser preguiçosas e, se por algum motivo se sentem motivadas a pegar em uma caneta, suas mensagens são em grande parte incoerentes e iletradas."
"Depois de um tempo, você se pergunta se você mesmo não enlouqueceu. Se tivesse acontecido, como você saberia? Todos os loucos parecem achar-se completamente sãos, então não devem ser capazes de notar a diferença."
Crítica:
Incrível como esse livro mexeu comigo, claro que não sou nenhuma ingênua que desconhece as barbaridades cometidas pelo sistema carcerário, mas ler os relatos de Damien me deixara realmente triste com toda a brutalidade e injustiça.
Apesar de não termos pena de morte no Brasil, ainda assim sabemos que existem muitos inocentes presos, ocupando o lugar de uma pessoa realmente culpada, sofrendo e até mesmo morrendo injustamente nos presídios do Brasil.
Quando um livro mexe comigo dessa forma encontro até mesmo dificuldade para falar sobre ele, afinal ninguém melhor do que o próprio escritor para conseguir transmitir todas as mensagens de dor e superação.
Gosto de ler livros baseados em fatos reais para sair um pouco do mundo da fantasia, um choque de realidade de vez em quando é bom para enxergarmos o mundo da forma dura e cruel que ele realmente é, e nessas horas podemos perceber que muitas vezes reclamamos de que a vida não é justa com as coisas que nos acontece quando na verdade existem pessoas que passaram por muitas provações piores e estão vivas e felizes depois de superadas todas as barbáries.
Sei que livros biográficos e auto biográficos não são o estilo de muita gente, mas se um dia houver o interesse em dar uma chance a esse estilo literário, que no passado eu também tive muito pré conceito, recomendo começar com Vida após a Morte é um livro completo, nele podemos encarar como uma história de ficção, afinal tudo o que acontece com o Damien é surreal e cruel demais, com vilões de tirar o sono, mas acima de tudo com heróis fantásticos, seres incríveis e um final feliz. É uma forma de sair da fantasia encarando uma história linda e comovente, onde podemos aprender e tirar valores importantíssimos.
Falando um pouco sobre a estrutura do livro, como mencionado na sinopse, o livro não marca a passagem do tempo, porém é possível sentí-la durante a narrativa e não nos sentimos perdidos no vai e vem da história, ao contrário, podemos perceber como uma mente atormentada e enclausurada pode vagar entre o presente e o passado.
Damien se tornou um filósofo ao meu ver, e nos apresenta uma narrativa incrivelmente cativante e envolvente, onde conseguimos nos sentir feridos e injustiçados por tudo o que acontece com ele, que ainda nos polpa de muita maldade, durante a leitura encontrei diversas passagens incríveis que me fizeram refletir por horas. Com ele pude me entregar, senti que um amigo estava se abrindo e contando sua história de vida. Ri, chorei e me revoltei com tudo o que foi narrado.
Super recomendo este que entrou para para a lista de livros favoritos com ótimas lições de vida.

Curiosidades:
Para conhecer mais sobre a história do trio de West Memphis existem filmes/documentários como Paradise Lost, uma série de três filmes da HBO e West of Memphis, produzido por Peter Jackson e Fran Walsh.
Também através dos sites www.damienechols.com, www.wm3.org e www.freewestmemphis3.org.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL