#VocêTemUmaMenteMilionária

A Desencanada da Bienal: Dia 10

7 de setembro de 2013


Penúltimo dia de Bienal do Livro e posso dizer que já me sinto nostálgica, afinal esse foi o primeiro ano que eu realmente me dediquei a feira, pois nos demais anos sempre estava trabalhando e só podia mesmo curtir aos finais de semana. Já esse ano resolvi tirar férias para realmente aproveitar e devo dizer que foi a melhor coisa que fiz.

Assim pude participar de palestras interessantíssimas e confesso que agora entendo por que a Laila fica toda empolgada montando cronogramas e mais cronogramas. Mas devo admitir que dava no saco ficar rodando de stand em stand isso realmente não é pra mim, gosto mesmo das palestras e de bater papo, ficar rodando sem motivo ou razão, tipo shopping não é coisa para a Vivi aqui. Mas vamos ao que rolou hoje...

Chegamos super cedo para ajudar a Editora Intrínseca na organização dos brindes para o Encontro de Nerdfighters que aconteceu essa manhã (resolvemos dar essa mãozinha, pois depois do Encontro de Blogueiros que aconteceu no dia 4 em que as pessoas muvucaram para pegar brindes e quem não quis participar da muvuca ficou sem, resolvemos ajudar para manter a ordem, afinal sabíamos que isso aconteceu por pura falta de braço para organizar os brindes - e não custa nada ajudar não é? Parceria é para isso mesmo, levar ao pé da letra o nome).

Seguimos então o Encontro de Nerdfighters que foi interessante para conhecer mais sobre o queridíssimo escritor John Green e o vlogbrothers que é divertidíssimo. O encontro foi mediado por fãs e nerdfighters assumidos.

Enquanto esperava o próximo evento resolvi dar um giro e fazer umas comprinhas (que depois postarei um saldo final da Bienal) e encontrei com a sempre diva Larissa Siriani divulgando seu livro.

Depois de muita espera, num pavilhão mais uma vez lotado, foi a vez de conferir o #acampamento na Bienal com o sempre querido e tímido Eduardo Spohr, que contou um pouco sobre a produção de um livro e indicou inclusive acessarem seu blog Filosofia Nerd para mais informações como dicas de como escrever e construir um universo. Uma frase dita pelo escritor que me encheu de alegria e me obrigou a citar foi "Blogueiro é um crítico muito melhor do que crítico de jornal" pelo simples fato de lermos por prazer e sobre aquilo que gostamos, e que na verdade é o público que ele busca atingir, então se o livro não esta bom para esse público ai sim o escritor deve se preocupar. Falou também sobre a cultura nerd e que nerd é o novo pop, assim como a importância de termos nossa própria opinião e não seguir o modismo. Para fechar com chave de ouro essa apresentação, Spohr recebeu ao vivo o prêmio de 600.000 exemplares vendidos no Brasil de seus três livros publicados.

Então foi a vez de André Vianco ter sua vez no #acampamento na Bienal, ele nos contou um pouco da sua trajetória de vida, como bateu de porta em porta para vender seus livros, sua experiência como diretor com O Turno da Noite, sua experiência com quadrinhos e a estréia com seu livro para o público infantil.

Amanhã será um dia corrido e recheado de despedidas que certamente irão deixar saudades e muitos contatos.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL