#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Gênesis

18 de setembro de 2013


Título Original: Genesis
Gênero: Distopia
Autor: Bernard Beckett
Ano: 2009
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 176
Nota pessoal: 4
Compre aqui

Sinopse:
Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Com isso toda sua visão de realidade pode ser alterada.

Crítica:
Recebi a indicação desse livro na Bienal do Rio, a Hérida (Lendo nas Entrelinhas) me falou que tratava-se de uma distopia diferente de tudo o que ela já tinha visto e que não era um livro maravilhoso mas que se tratava de um livro bom, bem a R$ 2,00 não pensei duas vezes em comprar.
Comecei a leitura completamente despretensiosa e o livro foi me conquistando aos poucos.
A primeira coisa a me conquistar foi o cenário, toda a história se passa em uma "sala de reuniões", por assim dizer, que ironicamente é o tipo de ambiente que passo a maior parte dos meus dias, e jamais imaginei um livro de fantasia ambientado naquele cenário.
Segundo, grande parte dos diálogos incorridos ao longo do livro foram colocados em formato de entrevista, mais uma situação do meu cotidiano que não imaginava encontrar em um livro de fantasia, surpreendida positivamente mais uma vez.
Para fechar a última parte do livro, dividido em 4 fases do processo seletivo, deu uma guinada incrível que me deixou impressionada e me apresentou um final surpreendente e realmente diferente de qualquer livro distópico que eu já tenha lido, não que meu conhecimento seja grande nesse gênero literário, fiquei tão mexida que logo mandei uma mensagem para ela dizendo que a indicação foi muito boa e que gostei bastante do livro.
Apesar de um livro fino acredito que a narrativa possa não agradar a alguns leitores, justamente pelo formato dos diálogos que são basicamente perguntas e respostas, o que na minha opinião foi uma sacada muito interessante, pois foi um formato que me agradou demais e que nunca tinha imaginado. Ainda assim não é um livro que deva-se ler com grandes expectativas, pois isso pode frustrar o leitor.
Super recomendo a leitura, o livro é muito bom e diferente, vale a pena conferir.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta