#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Dever de Capitão

11 de dezembro de 2013


Título Original: A Captain´s Duty
Gênero: Biografia
Autor: Richard Phillips
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 264
Nota pessoal: 4
Compre aqui

Sinopse:
Dever de capitão conta a história real de um marinheiro sob a mira de piratas somalis nos mares do leste da África. Em 2009, Richard Phillips, experiente oficial da marinha mercante dos Estados Unidos, assumiu o comando do navio cargueiro Maersk Alabama com a missão de transportar toneladas de alimentos desde Omã, na península Arábica, até o Quênia. Para isso, precisaria atravessar uma das regiões mais perigosas do mundo: o golfo de Áden, ao norte da costa da Somália, cujas águas são dominadas por piratas. Apesar de todas as precauções, o cargueiro é abordado por um pequeno grupo de piratas somalis armados, que rendem Phillips e tentam obrigá-lo a entregar a embarcação. A partir de então, o capitão e os invasores travam uma guerra psicológica pelo controle do navio — e pela vida da tripulação.

Citações que me chamaram a atenção:
"Estamos em busca de excelência, mas teremos que aceitas muito menos do que isso."
"Você precisa mostrar aos tripulantes que merece o respeito associado à patente. Não pode obrigá-los a respeitá-lo."
Crítica:
Sabe aquele livro que você começa a ler sem qualquer pretensão e ele vai te ganhando a cada página virada, pois mais uma vez isso aconteceu comigo.
Engraçado, porque a apresentação dele é em um formato que costumo não gostar muito, narrativa que fica indo e voltando na linha do tempo, mas Richard Phillips soube como contar sua história de forma interessante e envolvente.
Fiquei super contente com a leitura, principalmente por que ela não é apenas uma história de vida e superação, mas também uma história de liderança, conquistas e perdas.
Esse é um livro envolvente, com uma história diferente do que estamos habituados, eu, pelo menos, nunca tinha lido uma história que se passasse em um navio mercante, e um narrador/protagonista extremamente carismático.
Além de nos apresentar uma história de vida ele ainda nos entretém, pois Richard Phillips sabe como ser divertido contando sua história com piadinhas apimentadas de teor duvidoso, ou não (risos), sério ele tem um jeito engraçado de contar sua história, o que torna o livro ainda mais interessante de ser lido.
Sinceramente fiquei muito satisfeita com a leitura que, não só me divertiu, mas também me instruiu, pois sua forma de liderança é motivadora e ainda aprendi várias coisas que desconhecia sobre a maria mercante.
Super recomendo esse livro, que nos mostra que certas histórias de vida devem realmente ser contadas de todas as formas possíveis. Vale muito a pena.

Trailer do filme


Curiosidades:
Dever de capitão inspirou o filme Capitão Phillips, protagonizado por Tom Hanks.

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL