#VocêTemUmaMenteMilionária

Conheça o Mundo do SILO

9 de abril de 2014


Silo, de Hugh Howey

Em um futuro próximo, ventos venenosos corroem os cadáveres de velhos conhecidos dispostos ao pé de colinas nas cercanias, com as ruínas de uma cidade decrépita enfeitando o horizonte desolador, coberto permanentemente por nuvens carregadas. Essa é a única paisagem do mundo exterior a que os habitantes de um enorme abrigo subterrâneo de 144 andares têm acesso na série Silo, de Hugh Howey. A imagem só é possível porque infratores são mandados para o lado de fora da construção com a finalidade de limpar as câmeras, e após cumprirem sua função, eles se unem aos mortos. Juliette é uma das pessoas que recebem essa punição. E talvez ela seja a última.

Publicado originalmente de forma independente em e-book, o conto de aproximadamente 60 páginas logo ganhou milhares de fãs. O autor, então, desenvolveu sequências empolgantes que aprofundaram o mundo criado por ele e conquistaram o público, chamando a atenção das grandes editoras. Em seguida, a saga foi publicada em livro impresso e entrou para a lista de best-sellers do The New York Times, com os direitos de publicação vendidos para vários países e os direitos para adaptação cinematográfica adquiridos pelo diretor Ridley Scott (de filmes como Alien, Blade Runner e Gladiador) para a 20th Century Fox.

O primeiro livro da série apresenta o universo de Silo, onde as pessoas vivem de acordo com regras invioláveis – somente casais agraciados pela loteria podem ter filhos e desejar sair do abrigo é um crime com uma única punição: a limpeza. Equipados com um traje de proteção, os infratores devem prestar seu último serviço à comunidade antes de inevitavelmente se tornarem vítimas da atmosfera venenosa do mundo exterior.

Quando o xerife da comunidade é mandado para a limpeza, cabe à prefeita Jahns a difícil tarefa de selecionar uma pessoa qualificada para substituí-lo. Seguindo a recomendação do delegado Marnes, ela viaja até as profundezas do silo para conhecer Juliette, que anos antes ajudou a solucionar um crime. A prefeita fica impressionada com a inteligência da jovem e pede a ela que se torne a nova xerife da comunidade. Juliette, por sua vez, enxerga na oferta a possibilidade de corrigir as injustiças inerentes ao sistema e então aceita a proposta. Essa mudança, no entanto, não agrada a todos.

Logo Juliette se vê no centro de uma rede de intrigas e mortes que a faz questionar as regras e a história do mundo que a rodeia. Na busca pela verdade, ela própria é acusada de um crime que não cometeu e enviada para a limpeza. Mas nem tudo sairá como esperado, e o caos que a situação cria pode levar aos últimos dias de existência do silo.

A história de Juliette e companhia tem desdobramentos em dois romances posteriores: Shift e Dust (ainda sem tradução para o português). Shift apresenta um prequel da série, com a história da criação do silo e todas as suas implicações. Já Dust traz a conclusão da saga, assim como o destino da comunidade subterrânea. O segundo volume tem previsão de lançamento para o final de 2014.

Conheça mais sobre esse fenômeno em http://www.intrinseca.com.br/silo/.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta