#VocêTemUmaMenteMilionária

Séries: Viral - Porta dos Fundos

30 de maio de 2014


Título Original: Viral
Temporada: 1
Gênero: Comédia
Ano: 2014
Emissora: Canal Porta dos Fundos
Nota pessoal: 4
Site Oficial

Sinopse
Aids é uma bactéria que veio de algum chimpanzé africano e, se encostar nela, você morre em três meses. Não. Aids é doença de que tem a ver com droga e sexo. Você não pode usar droga nem fazer sexo, senão nasce Aids. Não. Você não pode fazer sexo e usar droga ao mesmo tempo, senão brota Aids. Também não. Aids passa por mosquito. O mosquito da Aids. Não pode deixar água parada nem transar sem camisinha, senão o mosquito te pica. O mosquito sabe diferenciar quem transa de camisinha. Não. Agora vai: a Aids é um negócio muito sério, que afeta muita gente, que passa de algum jeito e que você deve tomar cuidado pra não pegar. Basicamente é isso. Agora, se você quiser saber mais sobre a Aids, não precisa mais esperar novela nenhuma vir te explicar... Com vocês, o seriado "VIRAL".

Crítica:
Quando foi anunciado na Bienal do Livro no Rio de Janeiro que haveria uma série produzida para o canal fiquei me perguntando qual tipo de abordagem seria, e devo confessar que a temática envolvendo AIDS.
O assunto ao redor do HIV é extremamente delicado, as pessoas ainda tem muito pré conceito sobre a doença que, arrisco a dizer, que sequer conhecemos devidamente, afinal hoje ainda existe muito discussão a respeito. Falar sobre esse tema com humor é algo que pensei ser um belo tiro no pé, ainda mais em se tratando da primeira série de um canal tão polêmico.
Pois não é que os caras mandaram bem? Produziram uma série de 4 episódios bem curtinhos com ótima qualidade visual, atores interessantes e carismáticos, personagens bem definidos que levaram o assunto muito a sério.
Gostei muito da forma como a série foi apresentada, o primeiro episódio foi leve, apesar de direto ao ponto, mostrando a reação de uma pessoa ao ser colocada a possibilidade de ser soro positivo, se submeter ao teste e enfrentar os conflitos gerados pela dúvida de ter ou não contraído o vírus. Já no segundo episódio além de sermos apresentados para reações adversas a notícia também nos deparamos com alguns efeitos colaterais da doença e assim gradativamente em meio a comédia somos inseridos no mundo de um protagonista aidético enfrentando a doença e em busca da pessoa que possivelmente a transmitiu.
Ficou claro que houve uma pesquisa sobre a doença e com isso não ficando uma história absurda, inclusive por ele descobri que existe teste vendido em farmácia que, através da saliva, aponta se a pessoa contraiu ou não o vírus.
O assunto é sério, mas a turma do Porta leva tudo com muito humor, claro que não será uma websérie aceita por todos, afinal o linguajar é recheado de palavras de baixo calão, o que certamente desagrada a muitos, mas se você não é o tipo de pessoa que detesta um linguajar mais ofensivo então embarque nessa experiência que certamente será um sucesso. Além disso eles aproveitaram e vestiram a camisa da causa, hoje parte da renda com as camisetas da série será destinado a UNAIDS.



Curiosidades:
Essa é uma série produzida pelo Canal do YouTube Porta dos Fundos.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta