#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Se eu ficar

17 de setembro de 2014

http://www.skoob.com.br/livro/60437

Título Original: If I Stay
Gênero: Romance
Autor: Gayle Forman
Ano: 2014 (2009)
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 224
Nota pessoal: 2
Compre aqui

Sinopse:
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Citações que me chamaram a atenção:
"-Só acho que os funerais são como a própria morte. Você pode ter os seus desejos e planos, mas, no final das contas, nada está sob o seu controle."
"... Seja qual for a sua escolha, vai sair ganhando.Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso te dizer? O amor é uma merda."
Crítica:Bem, como podem ver pela minha nota o livro realmente não atendeu qualquer expectativa.
Sinceramente, o fato de o livro ter sido adaptado para o cinemas e relançado, ainda que por outra editora, me fez pensar que realmente se tratava de um livro melhor do que o que me foi apresentado.
A história se passa em pouco mais de 1 dia, porém temos tantos flashbacks que chegou a me deixar perdida no tempo, afinal essas introduções não são lineares, então quando eu terminava de ler as passagens precisava ficar encaixando os momentos no espaço de tempo para saber o que havia acontecido, se havia, antes e/ou depois. Isso por si só já me deixou bastante irritada com a leitura.
Mas então a história foi se desenrolando em meio a inúmeros flashbacks e fui encaixando as peças do quebra-cabeças, que nem era nada complexo ou diferente de tudo o que já li no passado, ou até mesmo filmes que já tenha visto, pois bem.
Quando pensei que a história daria aquela reviravolta, afinal o livro tinha pelo menos umas 30 páginas faltando eu viro a página e.... Agradecimentos da escritora. (COMO ASSIM?) Jura que deixaram 30 páginas do livro só para agradecimentos, o primeiro capítulo da continuação e entrevista com a atriz que interpreta a personagem principal? Sério mesmo?
A partir daí minha revolta com o livro foi parar na estratosfera. Sério gente, achei sacanagem demais, primeiro que fiquei esperando o momento em que a história iria mexer comigo e esperava realmente que o momento fosse acontecer naquela virada de página, já que até então a história, ao meu ver, tinha sido bem morna, quase fria, e estava esperando a coisa pegar fogo, mas não, ela simplesmente acabou. Mas ai pensei "escritora malandrinha, deixou todo mundo curioso para a continuação, deixa eu ler o primeiro capítulo que esta aqui" e bam, nada é só a história narrada pelo ponto de vista do par da protagonista. No duro, tenho a sensação de que a escritora resolveu tirar onda com a minha cara, só pode.
Mas claro que o livro não é de todo ruim, a começar pela capa, que ficou linda mesmo sendo o poster do filme e a diagramação super fofa.
Além disso gostei de ler um livro com o ponto de vista de uma musicista, achei bastante interessante mostrar toda a maratona de ensaios, devoção e conhecimento da música. Além disso ele tem diversas referências musicais, entre elas Something in the Way da banda Nirvana (música que escuto no momento em que escrevo essas linhas), confira aqui a versão unplugged que é mencionada no livro, linda demais)
Sinceramente acho que faltou altos e baixos no livro, a história me pareceu muito morna, não senti o romance entre o casal protagonista, tudo ficou sem emoção, por isso não recomendo o livro, espero que realmente o filme seja melhor.

Trailer


Curiosidades:
O livro foi publicado em 2009 pela Editora Rocco, devido ao lançamento do filme o mesmo foi relançado pela Editora Novo Conceito.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta