#VocêTemUmaMenteMilionária

Filmes: O Jogo da Imitação

28 de janeiro de 2015


Título Original: The Imitation Game
Gênero: Drama
Ano: 2015
Duração: 114 minutos
Direção: Morten Tyldum
Distribuição: Diamond Films
Nota pessoal: 5

Sinopse

Esta biografia de Alan Turing acompanha sua ascensão no mundo da tecnologia, quando seus conhecimentos inestimáveis em matemática, lógica e ciência da computação contribuíram com as estratégias usadas pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, este homem tinha diversos conflitos com sua própria homossexualidade, buscando soluções de cura, e vindo a cometer suicídio em 1954.


Crítica:
Como de praxe a lista de filmes indicados ao Oscar esta recheada de filmes biográficos, para minha grande alegria. Esperava ansiosamente a estreia de O Jogo da Imitação, pois sempre que tenho a oportunidade de ver Benedict Cumberbatch em alta definição e no telão corro para ver no final de semana de estreia.
Deveria ter vergonha de dizer que mais uma vez fui ao cinema sem saber do que se tratava o filme e sem sequer ter visto o trailer (em que mundo estou vivendo ultimamente?), mas é isso, então não fazia ideia de absolutamente nada, nem mesmo o gênero do filme, enfim, isso pouco importa.
Como todos os filmes baseados em fatos reais, quer dizer nem todos, afinal como comentei  Foxcatcher - Uma História Que Chocou o Mundo não teve esse mesmo impacto, mas no geral estes relatam sempre histórias incríveis de superação e nos mostram verdadeiros heróis, a história de Alan Turing apesar de ter um final bastante triste e trágico nos mostrou um grande herói que não só ajudou a acabar com a Segunda Guerra Mundial, como também se mostrou uma pessoa de princípios independente do julgamento dos demais, infelizmente foi julgado e condenado por isso, mas ainda assim não traiu seus princípios. Sua história é bastante incrível e merece ser realmente compartilhada como o mundo.
O filme recebeu 8 indicações ao Oscar, esta entre as principais categorias e sem dúvida é merecedor disso. Embora não consiga ainda tomar partido na categoria de Melhor Filme, pois suspeito que alguns filmes que ainda não assisti conseguirão me conquistar ainda mais, posso afirmar que estou torcendo, desde que a lista de indicados saiu, para Benedict Cumberbatch, não só pelo fato de ser fã girl dele, mas pelo incrível trabalho que ele fez interpretando Alan Turing.
Escutei alguns comentários de que ele fez um papel caricata ou similar a personagem que ele interpreta na série Sherlock, porém acho que um aspecto importantíssimo não esta sendo levado em consideração por essas pessoas, tanto o personagem Sherlock Holmes como Alan Turing tem algo em comum, a Síndrome de Asperger e por isso sim eles tem características muito parecidas, afinal são características do transtorno compartilhado por eles. Por isso, não, não concordo com quem diz que ele esta caricata em sua performance nesse filme, e sim, em minha opinião ele foi incrível e considero um de seus melhores trabalhos até o presente momento, e óbvio estarei torcendo incansavelmente para ele no dia 22.
Não posso deixar de comentar sobre Keira Knightley que também foi incrível em seu papel, mas ainda não posso dizer que ela tem grandes chances de ganhar, ainda me faltam 3 filmes para assistir, além do que ela esta concorrendo com ninguém menos do que, a rainha do Oscar, Meryl Streep.
Alexandre Desplat como sempre arrasou na trilha sonora, como ele esta concorrendo na categoria de Melhor Trilha Sonora com 2 filmes, suas chances são grandes, mas se tiver que escolher ainda fico com Hans Zimmer em Interestelar.
O filme é incrível, indispensável e nos mostra uma história maravilhosa, vale muito apena conferir.

Curiosidades:

Esta biografia é adaptada do livro "Alan Turing: The Enigma", escrito por Andrew Hodges.
O símbolo da empresa Apple é uma homenagem ao matemático.

Fonte: CNN

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta