#VocêTemUmaMenteMilionária

Filmes: O Vendedor de Passados

25 de maio de 2015


Título Original: O Vendedor de Passados
Gênero: Drama
Ano: 2015
Duração: 100 minutos
Direção: Lula Buarque de Hollanda
Distribuição: IMAGEM FILMES
Nota pessoal: 3
Site Oficial

Sinopse
O que você faria se pudesse alterar erros ou lembranças dolorosas do passado? Esta é a profissão de Vicente: ele vende passados às pessoas, criando documentos, fotos e outros indícios necessários para reescrever a história.


Crítica:
A tempos não assisto a um filme nacional no cinema, e olha que eu em geral defendo e adoro filmes nacionais, mas é porque realmente nos últimos tempos poucos filmes tem me chamado atenção, especialmente os nacionais. Mas acidentalmente me deparei perdida no cinema e, como não tinha a intensão de assistir nada específico resolvi pegar a sessão do filme que se iniciaria a seguir, eis que me deparei com O Vendedor de Passados.
Como não tinha qualquer pretenção com o filme sai do cinema com a sensação de que apesar de não se tratar de um filme surpreendente valeu o ingresso.
Um ponto que gostei muito no filme foi sua maturidade, ele não tem o estilo clássico de filmes nacionais onde se mostra putaria, pobreza excessiva ou comédia pastelona. Ele é um drama que faz jus a categoria.
Os protagonistas tiveram uma atuação muito boa e cativaram o espectador.
Já o enredo entendo que poderia ter sido melhor explorado, saí do cinema com várias ideias para finais alternativos. O filme estava indo bem até chegar ao final e cometer o pecado mortal de se explicar demais. Se ele tivesse terminado com uma simples pergunta ao espectador já teria sido ótimo, mas pecou em explicar demais e ficou sem graça, mas ainda assim valei por todo o desenrolar da trama.
Apesar do filme, é um filme que ainda assim recomendo, e façam como eu, elaborem finais alternativos.

Curiosidades:
Esta trama é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo angolano José Eduardo Agualusa.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta