#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Malu - Memórias de uma Trans

10 de junho de 2015


Título Original: Malu - Memórias de uma Trans
Gênero: Graphic Novel
Autor: Cordeiro de Sá
Ano: 2013
Editora: RPHQ
Número de páginas: 44
Nota pessoal: 4
Baixe grátis aqui

Dando sequência à Semana do Orgulho LGBT trago um Graphic Novel bastante interessante, informativo e divertido.

Sinopse:
“Malu, Memórias de Uma Trans” é apenas um começo de conversa, uma colagem ficcional de depoimentos e de casos reais do universo LGBT. Enquanto nos envolvemos com as aventuras e desventuras da protagonista, podemos refletir sobre nossas posturas frente a pessoas que lutam diariamente contra o preconceito e por sua identidade e liberdade.

Crítica:
Imagine-se nascendo em um corpo que não é seu? Exemplo, tenho um gênero feminino, ao acordar e ao ir ao banheiro me deparar com um pênis para fazer xixi (uou!) seria realmente algo assustador. Imagine-se então nascendo assim, com uma identidade de gênero que não representa sua identidade física? Uma mulher nascida em um corpo de um homem ou um homem nascido em um corpo de uma mulher. Será possível nos adaptarmos a essa situação?
Quantas vezes nos colocamos no lugar do outro antes de julgarmos? É fácil apontarmos defeitos e definirmos padrões a serem seguidos quando esses se adaptam a nosso estilo de vida e realidade, mas devemos sempre pensar que o ser humano é único e o que é certo e perfeito para nós pode não ser para outras pessoas, que nem todos conseguirão adaptar-se a nossas crenças e conceitos. Respeito, é isso o que todo indivíduo quer independente de qualquer coisa, e é isso o que devemos oferecer à todas as pessoas.
Procurando uma leitura que abordasse diretamente o tema LGBT me deparei com essa linda história por meio de quadrinhos, não resisti em começar a ler no mesmo momento e conhecer a história de Malu.
Se achamos o mundo cruel e por vezes fingimos não enxergar o quão desumano o ser humano pode ser com esse quadrinho nos deparamos com uma realidade que nos é apresentada de forma direta e ao mesmo tempo suave, porém nos faz abrir os olhos para o pré conceito e a maldade que existe em cada um.
A abordagem de Cordeiro de Sá durante a narrativa desse HQ é muito envolvente, e não mede esforços para nos mostrar as dificuldades encontradas por transexuais e travestis, que muitas vezes precisam se prostituir para conseguir a tão sonhada mudança de identidade para que essa se adeque a seu gênero.
Quanto a parte gráfica achei super divertido uma ilustração de fotografias e cartoons, nos ilustra claramente como podemos ter um ótimo resultado com misturas visuais diferentes do padrão que estamos adaptados.
Infelizmente os homofóbicos de plantão não se darão a oportunidade de conferir essa incrível história, que a propósito é gratuita e esta disponível aqui, porém aos que são livres de pré conceitos super recomendo a leitura que é rápida, gostosa e extremamente informativa e educativa.

Curiosidades:
Cordeiro de Sá (1972), é organizador da coletânea Ribeirão Preto em quadrinhos que, indicada ao prêmio HQmix 2013, deu origem ao selo RPHQ. Além de sua atuação cultural e artística, já foi premiado por suas ações sociais e políticas contra a violência contra a mulher e em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. (Projeto realizado com apoio do PIC 2012 - Programa de Incentivo Cultural da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto).

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta