#VocêTemUmaMenteMilionária

Livros: Surpreendente!

28 de outubro de 2015


Título Original: Surpreendente!
Gênero: Drama
Autor: Maruício Gomyde
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
Nota pessoal: 4
Compre aqui

Sinopse:
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Citações que me chamaram a atenção:

"-Mas essa busca pela felicidade suprema, sempre achando que sua vida pode ser ainda mais feliz do que já é, pode ter efeito contrário e se tornar um caminho ruma à infelicidade e à frustração. Já pensou nisso? Porque no dia anterior à sua morte você certamente vai ter a sensação de que ainda não foi feliz o suficiente. Só que daí... Puf, você já morreu."
Crítica:
Assim que abri a primeira pagina do livro e me deparei que ele passaria não apenas em minha cidade natal, como também numa cidadezinha do interior de Goiás que me apaixonei nas últimas férias sabia que seria uma leitura no mínimo surpreendente, afinal nada mais gostoso do que poder visualizar com detalhes as referências citadas, pois eu tive um prazer imenso com isso, saber que as personagens estiveram nos mesmos lugares que estive recentemente foi super satisfatório.
Antes de começar a falar sobre o livro devo observar que fiquei muitíssimo feliz quando soube que meu autor nacional do coração estaria publicando pela editora, também do coração, sem dúvida um casamento perfeito. Receber o livro como um presente foi ainda mais gratificante, por isso OBRIGADA Editora Intrínseca e Maurício Gomyde pelo carinho e parceria (sem puxação de saco, juro).
Por mais que eu já tenha lido os demais livros publicados pelo escritor desde seu primeiro, O Mundo de Vidro (meu livro favorito e que me fez apaixonar pelo trabalho do escritor), e que já tenha percebido o quanto a escrita do Maurício Gomyde não apenas amadureceu, como também mudou, ainda sinto muita falta do lado cômico que encontrei em sua primeira obra, afinal foi a característica que me fez apaixonar e ficar sempre esperando um novo lançamento, mas apesar de eu não encontrar mais essa característica que tanto me fascinou não me decepciono com o que leio, pelo contrário, sempre encontro histórias deliciosas em seus livros, e com Surpreendente! não foi diferente.
A história apresentada nesse livro apesar de diferente das obras anteriores tem uma característica muito similar, onde o amor, amizade e família são a base de tudo, são os elementos que tornam o livro humano, características que fazem o leitor refletir sobre sua própria vida e buscar referências sólidas.
Pela primeira vez o escritor conseguiu me fazer sentir um momento de raiva de uma personagem, por mais breve que tenha sido, e em circunstâncias compreensíveis, mas devo dizer que em um determinado momento da história Pedro me deixou com raiva, detesto quando pessoas se fazem de vítimas do mundo e na breve passagem do livro em que ele se vitimizou eu fiquei com raiva e vontade de dar uns três tapas nele, mas felizmente ele acordou pra vida e minha raiva passou.
As personagens apresentadas no livro são muito vivas, sólidas, bem construídas e com características únicas, fiquei envolvida com toda a melhor equipe de filmagem de todos os tempos. Falando nisso a música que considero a melhor música de amor de todos os tempos é sem dúvida I´ll Be There For You, mas só um parenteses.
O livro é uma delícia de ler, com uma narrativa fluída e envolvente, personagens incríveis, um enredo bonito e com lindas mensagens de superação, valores e acima de tudo amor e perdão. Super recomendo essa leitura.

Como disse no início estive na cidade de Pirenópolis esse ano e por isso pude conferir alguns dos lugares que serviram de cenário para o livro e por isso vou colocar algumas imagens com as passagens do lugar para que, quando vocês embarcarem na leitura, tenham uma referência visual assim como eu tive (mas pode me deletar da imagem e colocarem as personagens ou mesmo vocês =D).

Cachoeira do Abade
"A cachoeira do Abade, queda-d´água de 21 metros, circundada por paredões de pedra, despencava sobre um poço redondo logo após uma prainha de areia escura. Pássaros cruzavam o vão para pousar nos galhos das árvores opostas e retornavam num balé interminável de sons e cores. Morcegos dormiam pendurados nas reentrâncias escuras de pedra. A luz do sol descia perpendicular à fenda e trazia o brilho do céu azul para dentro da água verde-clara."
Fonte: página 192

Salto Corumbá
"SESSENTA METROS DE ALTURA, QUARENTA DE LARGURA! - Pedro gritou junto com o estouro das águas que castigavam rochas e árvores. Gargalhou de forma aterradora em direção à lente de sua câmera e seguiu gritando: - Eu não tenho medo! Não sou como vocês, COVARDES! Todos vocês, os desgraçados, com suas vidas perfeitas, os que sempre debocharam, deram risadas e estão pouco se lixando se eu nunca mais na vida vou ver isto aqui. Os que se julgam no direito de mentir, de fingir, de esconder a verdade mais básica. Fiquem com seu mundo de mentira, bando de covardes! Vocês venceram, porra, mas não teriam coragem de vir até aqui!."
Booktrailer

Curiosidades:
Conheça mais sobre o livro no site oficial Surpreendente!. No último dia 17 aconteceu em São Paulo a tarde de autógrafos com o escritor, e claro que fui garantir o meu, bater um papo e pedir mais um livro no estilo de O Mundo de Vidro que continua sendo meu favorito do coração.

LEITORES

RECEBA POR EMAIL

INSTAGRAM @fls_insta