Título: Madre Teresa
Gênero: Biografia
Autor: Jaqueline Lemos
Ano: 2006
Editora: Salesiana
ISBN: 8575471619
Número de páginas: 31
Nota pessoal: 3
Escolhi junto com a história de Gandhi esta de Madre Teresa. Eu sinceramente, pensei que fosse me interessar mais pela história de Gandhi (tanto que li primeiro, pelo fato de ser ateísta geralmente não me interesso por assuntos ligados a religião), mas fiquei impressionada e comovida com a história de Madre Teresa.
Sinopse:
Em 1910 nasce Agnes na Albânia e depois de assistir palestras de missionárias aos 12 anos decide que será missionária. Aos 18 anos embarca para a Irlanda para iniciar sua educação como missionária, depois vai para a Índia onde fica em um convento em Caucutá. Depois desconhecer a pobreza de Caucutá decide que tem que ajudar os pobres e vai morar na favela. Ao começar seu trabalho nas favelas começa a receber diversas seguidoras e com isso resolve abrir sua congregação. Seus feitos e sua causa se espalham pelo mundo.
Personagem favorito:
Como trata-se de um livro pequeno, não são exploradas as histórias das pessoas que ajudaram. Além, claro, de Madre Teresa ser uma inspiração, me comoveu a determinação de Shubashini Das, que se tornou irmã Agnes em homenagem a Madre Teresa, sua inspiração.
Citações que me chamaram a atenção:
“Maria Teresa dizia: -Aquelo que fazemos é apenas uma gota no oceano. Mas, se não o fizermos, o oceano fica ainda maior.”
Fonte: página 17.
Eu costumo dizer algo parecido sobre ações que prejudicam o meio ambiente. Se todos fizermos um pouquinho, juntos faremos muito.
Sobre a estrutura do livro:
O livro é muito fininho, mas achei que o resumo da história dela foi bem explorado e interessante. A abordagem foi feita de forma que o leitor tenha o interesse em ler mais. Inclusive ao final do livro a autora coloca as obras que pesquisou para escrever, o que dá mais facilidade para quem tem interesse de se aprofundar na história.
Já a capa mostra um rosto meigo com um sorriso de aquecer o coração, exatamente a impressão que tive quando li o livro.
Comentários:
Sinceramente não esperava me interessar tanto pela história de Madre Teresa, mas a perseverança, força de vontade e garra são de inspirar qualquer pessoa. Fiquei muito comovida com sua história, mesmo sendo contada em 31 poucas páginas. Havendo uma oportunidade buscarei um livro mais completo para me deleitar com sua história tão bonita.